Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O artista plástico Guga Ferraz, no Rio de Janeiro, criou essa instalação sobre paisagem urbana intitulada “Até Onde O Mar Vinha. Até Onde O Rio Ia”.

Com três toneladas de sal grosso, ele refez o traçado da linha do mar na antiga praia da Lapa, no Centro do Rio, como se a maré tivesse acabado de recuar. A ação faz parte de mostra de arte contemporânea da Funarte e do Ministério da Cultura, que está rolando em seis capitais, até 31 de julho.

Essa ação aconteceu no último dia 12 deste mês e é uma crítica às transformações urbanas nas grandes cidades, que acabam negligenciando aspectos naturais. A linha de sal, com 200m de extensão, foi feita no asfalto, nos fundos do Passeio Público, no dia 12 de julho. “Quero lembrar que onde hoje é asfalto já foi mar um dia”, explica o artista.

A antiga Praia da Lapa foi remodelada após uma violenta ressaca que se abateu sobre a cidade, em 1835, e depois com o Aterro do Flamengo. É a segunda vez que o artista realiza essa ação na cidade. A primeira foi em 2010, quando Guga Ferraz desenhou a linha de sal, no trecho da antiga Praia de Santa Luzia (aterrada com o desmonte do Morro do Castelo), aos pés da igreja que leva o mesmo nome, no Centro.

2014_07_12_guga_ferraz-1

2014_07_12_guga_ferraz-24

Leia Mais
Noite das Ideias acontece pela primeira vez no Recife