Estreia: Hamlet, novo longa de Zeca Brito, acompanha o caos político no Brasil de 2016

O filme faz sua première nesta terça (25), na Mostra de São Paulo

Fredericco Restori em cena do longa-metragem "Hamlet". (Foto: Divulgação/Anti Filmes).

Oitavo longa do realizador gaúcho Zeca Brito, Hamlet faz sua première mundial na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, nesta terça-feira (25), e conta também com reprise na quinta (27), dentro da Mostra Brasil. O filme, que acompanha os eventos políticos no Brasil de 2016 sob o olhar de estudantes secundaristas, é um híbrido de ficção e realidade.

A trama conta a história do Jovem Hamlet (Fredericco Restori), que tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade. “Neste filme buscamos interpretar a sociedade do Brasil atual a partir de suas ruínas, da falência do Estado e de uma juventude que resiste e sonha com outra realidade”, explica Brito.

A produção rodada em abril de 2016 em Porto Alegre traz ainda em seu elenco o crítico a ator Jean-Claude Bernardet e uma participação especial da ex-presidenta Dilma Rousseff. “A leitura poética das ocupações estudantis é o contexto da ação em ‘Hamlet’, e a tentativa de contribuir com mais um capítulo da história brasileira”, conclui o diretor que também assina produção (junto com Clarissa Virmond, Frederico Ruas e Tyrell Spencer) e roteiro (dividido com Ruas).

Segundo o cineasta, o filme explora o dilema do existir como ser político em meio à desconstrução da democracia brasileira da segunda metade da década de 2010 até hoje. “A dúvida do protagonista fica entre assumir a ação, tomar as rédeas da vida e escrever o próprio destino ou entregar-se aos rumos da história”, delimita. A produção é da Anti Filmes, com coprodução da Galo de Briga Filmes.

SERVIÇO:
Première mundial – ‘Hamlet’, dir. Zeca Brito
46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Dia 25 de outubro (ter), às 21h20min, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569 – Consolação)
Reprise: dia 27 de outubro (qui), às 14h, no Cine Satyros Bijou (Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação)

Leia Mais
Banda Coronel Pacheco anuncia hiato junto ao lançamento de “Lá Vai”