Eu Curto, Tu Curtes, Ele, O Curta #10: Inabitável e Vereda Tropical

Nesta nova edição, discutimos dois curtas nacionais, o primeiro dirigido pelo diretor carioca Joaquim Pedro de Andrade e o segundo pelos pernambucanos Matheus Farias e Enock Carvalho

"Inabitável" foi o curta mais premiado do Brasil ao longo de 2020. (Foto: Divulgação)

Os filmes “Vereda Tropical” e “Inabitável” são analisados neste décimo e último episódio da primeira temporada do “Eu curto, tu curtes, ele, o curta”, um podcast da Revista O Grito! para quem gosta e quer conhecer a produção dos filmes em curta-metragem no Brasil e no mundo. A apresentação é de Alexandre Figueirôa e Túlio Vasconcelos, com edição de Jonatan Oliveira. Assine nosso feed e ouça o podcast no Spotify.

Nesta nova edição, discutimos a respeito destes dois curtas nacionais, o primeiro dirigido pelo diretor carioca Joaquim Pedro de Andrade e o segundo pelos pernambucanos Matheus Farias e Enock Carvalho. O ex-professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF) Tunico Amâncio também participa do episódio, comentando sobre a Lei do Curta. Surgida em 1975, a lei federal 6.281 estabeleceu a exibição de um curta-metragem brasileiro antes da sessão de um longa estrangeiro.

Lançado em 1977, o curta-metragem de Joaquim Pedro de Andrade é parte do longa Contos eróticos, uma produção de César Mêmolo Jr., baseado em histórias premiadas no Primeiro Concurso de Contos Eróticos, lançado pela Editora Três e patrocinado pela revista Status, em 1976.

O ator Cláudio Cavalcanti em cena no filme ‘Vereda Tropical’. (Foto: Divulgação)

Já o premiado curta-metragem Inabitável (2020), dirigido por Carvalho e Farias, foi selecionado para diversos festivais no Brasil e no mundo, tendo participado, inclusive, da Mostra Competitiva do Festival de Sundance, este ano, em formato presencial e online. Foi o único curta-metragem representando o país em Sundance.

Exibido em 18 festivais no segundo semestre de 2020, incluindo o 48º Festival Gramado – onde conquistou os troféus de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Roteiro, Atriz e Prêmio Canal Brasil de Curtas,– Inabitável foi o curta-metragem brasileiro mais premiado do ano, com 10 prêmios, dentre outras honrarias. O filme será exibido no London Short Film Festival, no Reino Unido, de 14 a 23 de janeiro de 2022. Acompanhe pelo site do festival.

Leia Mais
Minissérie colombiana Notícia de Um Sequestro, baseado em livro de Gabriel García Márquez, ganha trailer