Na próxima sexta-feira (11), às 19h30, será exibido, no espaço Contemporâneo (Rua da Moeda, 170, sala 101, Recife Antigo), o documentário Tamarock. O filme, que foi realizado em 2005 pela Símios filmes, mostra um pouco da história e da ideia do projeto Rock na Tamarineira, festival de música que acontece, desde 2002, dentro do Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano (a Tamarineira). Após a exibição do filme, haverá um debate com João Evangelista Neto e ZGR, dois dos idealizadores e organizadores do Rock da Tamarineira.

Idealizado em 2002 pela banda The Playboys (PE), o Rock na Tamarineira vem atuando como agente de transformação social, uma vez que, por meio da promoção da interação entre visitantes e pacientes, tem estimulado a mudança de mentalidade acerca do estereótipo das pessoas em sofrimento psíquico – tidas, costumeiramente, como violentas, antissociais, incapazes e perigosas. Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro deste ano, será realizada a 10ª edição do Rock na Tamarineira. Desta vez o evento está sendo viabilizado com ajuda de financiamento colaborativo online. Esta novidade está em plena sintonia com o espírito do festival, já que o Rock na Tamarineira sempre aconteceu de forma colaborativa, seja com ações dos realizadores como dos artistas participantes.

galera-tamarineira

A campanha que visa arrecadar fundos para cobrir os custos do evento está no ar por meio da plataforma Catarse, no link. Neste endereço, é possível conferir as recompensas para as colaboradoras e colaboradores: adesivos, cartazes das últimas edições, camisas e dvd’s. Para mais informações, acesse o link. Caso o valor das colaborações ultrapasse a meta prevista (R$10.000,00), o excedente será destinado a doações para o Hospital.

img_1689_2680557707_o

Outra novidade é que, neste ano, o festival terá uma Etapa Formativa seguida da tradicional Etapa Musical. A primeira se dará por meio de oficinas de artes que têm por objetivo estimular o lado criativo dos pacientes. Esta etapa formativa contará com a parceria do coletivo Doidas de Pedra, que há alguns anos também vem realizando atividades terapêuticas e artísticas com os pacientes. Em suas nove edições, o Rock na Tamarineira já recebeu 22 atrações entre bandas e artistas da cena musical pernambucana e brasileira. Entre os nomes, Tanga de Sereia, Backing Ball Cats Barbies vocals, Rádio de Outono, Volver, The Playboys, Ave Sangria, Eddie, Conde do Brega, Matalanamão, Orquestra de frevo 100% mulher e Johnny Hooker. Além das atrações musicais, o festival sempre conta com exposições fotográficas e atividades em artes plásticas.

Serviço:
Local: Espaço Contemporâneo, Rua da Moeda, 170, sala 101 – Recife Antigo
Horário: 19:30h
Entrada: gratuita (há limite de lugares)

Leia Mais
Banda Coronel Pacheco anuncia hiato junto ao lançamento de “Lá Vai”