Exposição homenageia o legado da caruaruense Luisa Maciel

A mostra tem início nesta sexta-feira (7), no Mercado Eufrásio Barbosa

Luisa Maciel tem uma produção artística diversa, indo da pintura à poesia. (Foto: Divulgação).

A partir desta sexta-feira (7), a Galeria 1, do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, passa a ser ocupada pela exposição Luisa Maciel, uma pintora modernista no Agreste, que reúne obras da artista caruaruense e celebra o seu legado. Com curadoria do artista plástico Carlos Mélo, idealizador da Bienal do Barro do Brasil, a mostra é um recorte do seu acervo de mais de 2 mil obras. Ao público, serão apresentadas seis pinturas e duas esculturas.

Ao longo da vida, Luisa Maciel desenvolveu uma volumosa produção artística como pintora, poetisa e escultora. Falecida em 2012, aos 86 anos de idade, ela se consolidou como uma das mais importantes artistas do Nordeste e teve como mentor o pintor, fotógrafo e muralista recifense Lula Cardoso Ayres.

“Luísa Maciel é uma artista fundamental. Sua obra, cuja técnica é apontada pela crítica como ‘cilindrismo’, narra a região Nordeste através de um olhar moderno e universal”, explica o curador Carlos Mélo, também conterrâneo de Maciel. “A artista atualiza uma discussão urgente sobre invisibilidade e silenciamento feminino nas artes visuais da sua época. Uma artista à frente de seu tempo não poderia ficar pra trás”, finaliza.

SERVIÇO:
Exposição Luisa Maciel, uma pintora modernista no Agreste
Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa – Largo do Varadouro, Olinda
Abertura: sexta-feira, 7 de outubro, das 18h às 22h
Visitação: das 9h às 17h, de terça a domingo
Acesso gratuito

Leia Mais
Banda Cigana aposta nos elementos eletrônicos e testa sonoridades no novo EP