Estudos para jato de tinta, de Renan Teles. (Divulgação).
Estudos para jato de tinta, de Renan Teles. (Divulgação).

O Museu Murillo La Greca abre suas portas para uma exposição coletiva neste domingo (16). Dela fazem parte as mostras intituladas “Estudos para jato de tinta” e “Em louvor da sombra ou através do espelho”, que são dirigidas para o público que curte design e fotografia, respectivamente. As mostras ficam abertas ao público de 18 de novembro até 20 de dezembro.

A exposição “Estudos para jato de tinta” partiu de projeto desenvolvido pelo artista Renan Teles, com o objetivo de tomar a impressora jato de tinta como ferramenta de produção criativa em fotografia, em detrimento à câmera fotográfica. A proposta trabalha arte digital, pintura, design gráfico, publicidade e até mesmo o universo dos games. Nele foi desenvolvida uma automação computacional que elimina os limites de resolução da fotografia digital, destrinchando-a e trazendo à tona seus elementos estruturais para, por fim, serem utilizados como fonte de informação para uma impressora jato de tinta.

Estudos para jato de tinta - Renan Teles 02

Já o artista visual paulista Yukie Hori apresenta um material que teve como base estudos com a luz. A exposição de fotografia “Em louvor da sombra ou através do espelho” traz trabalhos que partem das nuances do transcurso do tempo e a percepção sutil dos fenômenos ópticos ou dos jogos de luz: os claros e os escuros, as sombras e os reflexos, as coisas e as suas aparências.

São cerca de 20 fotos, inéditas para o público brasileiro, captadas em residências artísticas realizadas em países como Japão, México e Austrália, que formam um extenso arquivo digital, revisitado e editado especialmente para a mostra.

Em louvor da sombra ou através do espelho - Yukie Hori 01

Em louvor da sombra ou através do espelho - Yukie Hori 03

Em louvor da sombra ou através do espelho - Yukie Hori 02

Leia Mais
Mostra retrospectiva celebra a diversidade da obra de Paulo Bruscky