miolos

A Feira Miolo(s) reúnirá mais de cem editoras independentes na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, no dia 5 de novembro. O evento, organizado pela editora independente Lote42, terá palestras, sessões de cinema e exposição, tudo gratuito.

A proposta é dar visibilidade à produção editorial independente. Do meio-dia até a meia-noite o público poderá ter contato com obras de editoras, coletivos e artistas que exploram o meio gráfico, seja através da literatura tradicional ou por meio de fanzines experimentais, o visitante terá a oportunidade de adquirir as obras diretamente dos criadores.

O homenageado desta edição é o editor-artista Massao Ohno (1936-2010). Uma exposição com seus principais trabalhos e sua trajetória será montada e ficará aberta para visitação até o final do ano. E ainda às 22h do sábado, haverá a exibição do documentário Massao Ohno: Poesia Presente, dirigido por Paola Prestes e Juliana Kase.

Em 2016, a Miolo(s) tem um horário novo, do meio-dia à meia-noite. A discotecagem durante as 12 horas de feira ficará por conta da dupla DiMangaba, formado por Eduardo Lemos e Rafael Pucci, que apresentarão um set ensolarado de dub, ska, funk americano e MPB, e da DJ Mello, que trará ritmos livres, do afro ao leste europeu, de orgânicos ácidos à música eletrônica, do folclórico ao espacial.

A programação de palestras, batizada de Fala Miolo(s), traz temas relevantes do mundo de publicações impressas, como quadrinhos e autopublicação. Das 13h às 21h, toda hora cheia marca o início de uma nova conversa no auditório da BMA. A programação completa pode ser acessada no site do evento.

Prêmio

Ainda na sexta-feira, dia 4 de novembro, acontece a entrega do Prêmio Miolo(s), o primeiro do meio independente brasileiro atual. Os cinco indicados de cada uma das sete categorias estão expostos na Vitrine ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro), espaço de pequenas exposições, até o final de novembro.

Leia Mais
Adeus a George Perez, ícone dos quadrinhos e criador dos Novos Titãs