Feira Motim, em Brasília, divulga produção editorial independente

motim2

motim2

A terceira edição da Motim – Mercado de Produção Independente, acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro no Sindicato (SHIGS 705, Bloco A, casa 3), em Brasília. O evento reúne produções independentes de artistas de todo o País, com peças como pôsteres, zines, gravuras, fotografias, revistas, lambes e adesivos. A ideia é divulgar a produção editorial de artistas e editoras.

Na lista dos expositores e artistas que compõem a mostra neste ano estão SHN (SP), Siren, Gurulino, Caio Gomez, Felipe Sobreiro, Coletivo Transverso, Vulva Revolução e Dente Selo. Nesta edição será lançado a nova edição do Jornal Pimba. Como atrações musicais estão escalados Confronto Sound System, Nice & Deadly e Megaton Dub.

Para os idealizadores da mostra, Felipe Honda e Leandro Mello, o objetivo é “ser um movimento que incentiva a produção cultural, promovendo cursos para capacitar novos produtores de publicações trazendo ferramentas para impulsionar o segmento”, explica Felipe. Neste ano, a Motim tem o apoio do Espaço Comoequetalá, entidade voltada à capacitação de profissionais criativos e da Pupila Experiências Criativas, que promove cursos voltados à habilidades manuais.

O evento começa na sexta-feira (4), às 19h, com a abertura da exposição “Desobediência Civil”, composta por obras de diversos artistas. No sábado (5), é realizada a abertura da feira de produções independentes, a partir das 10h. Serão lançados os fanzines Tudo começa no mesmo lugar, O mundo não é matemático e Geometria do espaço vazio, feitos pelas artistas Luda e Mariana Carpanezzi.

motim

Às 14h, é realizado o Camiseta da Hora, projeto de Leandro Mello, que tem como proposta estampar peças de roupas usadas e incentivar a reciclagem e sustentabilidade. A música começa às 16h com Confronto Sound System, Nice & Deadly e Megaton Dub. No domingo (6), a movimentação começa às 10h, com o lançamento da 4ª edição da Revista Smegma. Às 14h tem o lançamento livro “While you’re” pela editora Estereográfica, e também a segunda rodada do Camiseta da Hora.

A programação de cursos começa no dia 31 de outubro e se estende até o dia 8 de novembro. O local das aulas é o mesmo das demais ações. Nos dia 31 de outubro e 1º de novembro, Vanessa Navarro, da Pupila Experiências Criativas, ensina a técnica da encadernação manual das 18 às 22h. A serigrafia é o tema do curso dos artistas Melo e SHN (SP), nos dias 7 e 8, das 18 às 22h. O desenhista Gabriel Góes ministra aulas de quadrinhos nos dias 7 e 8, das 18 às 22h. Inscrições e mais informações sobre os cursos estão no site.