Fernando Meirelles, criador de Cidade de Deus será homenageado na CCXP 2022

Diretor também participa de um painel no primeiro dia do evento, onde vai falar sobre os 20 anos de seu trabalho de maior expressão e as demais obras que esteve à frente

Fernando Meielles rendeu com Cidade de Deus, quatro indicações ao Oscar, o BAFTA Awards de melhor edição e, o Writers Guild of America pelo roteiro. (Divulgação).

O cineasta Fernando Meirelles, criador do longa Cidade de Deus, uma das produções brasileiras mais conhecidas e vistas no cinema mundial, tem presença confirmada na CCXP 2022, que acontece em São Paulo entre os dias 1 e 4 de dezembro. Em comemoração aos 20 anos do filme mundialmente premiado, a organização do evento também prestará uma homenagem ao diretor.

No primeiro dia de festival (01/12), no São Paulo Expo, em seu painel, Fernando Meirelles além de comemorar os 20 anos de Cidade de Deus, vai levar novidades sobre seus próximos projetos e falar de outras obras que esteve à frente na direção, como Dois Papas, O Jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira. Assim como o cineasta, Mauricio de Sousa, Laerte, Frank Miller, Renato Aragão, Fernanda Montenegro, Cris Columbus, Cao Hamburger e Neil Gaiman serão homenageados ao longo do evento.

Cidade de Deus é considerado o segundo filme não-estadunidense mais visto no mundo e integra a identidade nacional. O longa abriu caminho para a discussão de temas necessários como a desigualdade social e a violência. Codirigido por Kátia Lund, a obra criou o estilo “Favela Movie” e gerou um spin-off com a série Cidade dos Homens. O filme também recebeu quatro indicações ao Oscar de 2004, venceu o BAFTA Awards de melhor edição, o Writers Guild of America pelo roteiro, além de ter revelado uma dezena de atores, como o ex-BBB Douglas Silva, e um grupo que integrava a oficina Nós do Morro, por onde passaram Matheus Nachtergaele e Seu Jorge.

Leia Mais
Crítica: Uma Pitada de Sorte se desenvolve em torno do carisma de Fabiana Karla