A ilustradora Ianah vai ensinar técnicas de desenho. (Divulgação).
Foto: Divulgação.
Diretores belgas Emma De Swaef e Marc James Roels irão apresentar oficina de stop-motion. (Foto: Divulgação).

O festival de animação Animage abriu inscrições para as oficinas deste ano, que acontecem entre os dias 22 e 26 de setembro, divididas entre o Centro Cultural Correios, Caixa Cultural Recife, Portomídia e Hospitais IMIP e Barão de Lucena.

Farão parte da programação as seguintes oficinas: Pixilation Para Surdos, Mini Desenho Animado, Animaçao em Vinil, Direção para Animaçao Stop Motion, Objeto 3D + Filmagem Real, e Animando em Stop Motion, esta última para crianças internas dos hospitais IMIP e Barão de Lucena. Estes workshops são gratuitos e, a depender da área, são abertos para crianças ou adultos, iniciados ou não na área de animação. Os trabalhos resultantes dessas oficinas serão exibidos na solenidade de encerramento do ANIMAGE.

Uma das mais interessante é a oficina “Pixilation Para Surdos”, que vai criar filmes utilizando uma técnica de stop motion na
qual atores tem seus gestos capturados em imagens quadro a quadro, criando uma sequência de animação. Esta oficina também pretende promover a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Já Ianah Maia, animadora e ilustradora profissional, vai ensinar os participantes da oficina “Mini Desenho Animado” a criarem suas primeiras obras neste formato. Ianah Maia já trabalhou em diversas produções de animação, dá aulas de ilustração e desenho em Buenos Aires e dirigiu o clipe “A Festa de Isaac”, que fez parte da programação do ANIMAGE em 2012.

A ilustradora Ianah vai ensinar técnicas de desenho. (Divulgação).
A ilustradora Ianah Maia vai ensinar técnicas de desenho. (Divulgação).

O búlgaro Theodore Ushev apresenta a oficina “Animação em Vinil”, onde ensina a desenhar e pintar diretamente em antigos LPs de vinil. O objetivo é criar um vídeo em cima de uma música brasileira mantendo a rotação necessária de 33 RPM por lado de disco. Theodore Ushev rapidamente se tornou um animador talentoso e produtivo, sendo reconhecido através de filmes como “The Man Who Waited” (2006) e “Lipsett Diaries” (2010), ganhador do prêmio de Melhor Animação no 31o Genie Awards.

A dupla de diretores belgas Emma De Swaef e Marc James Roels oferecerão a oficina “Direção para Animação Stop Motion” onde os participantes analisarão seus curta-metragens e trabalhos comerciais. Diferentes partes do processo de produção de uma animação serão analisados na oficina, onde os participantes podem mostrar ao seu final a sua visão de Roteiro, Storyboard e Design da obra escolhida.

A produção de animações com a inserção de elementos em 3D requer cuidados específicos. Na oficina “Objeto 3D + Filmagem Real”, o instrutor Carlos Eduardo Nogueira vai apresentar a produção deste efeito especial em três momentos distintos, indo do funcionamento da luz até a inserção dos elementos com a filmagem. Carlos Nogueira foi responsável pelos efeitos especiais dos curtas “Recife Frio” e “Sob a Pele”, além dos longas “Billi Pig” e “O Som Ao Redor”.

Como nas edições anteriores, o ANIMAGE levará para as crianças internas dos hospitais IMIP e Barão de Lucena a oficina “Animando em Stop Motion”, coordenada por Paulo Fialho.

As inscrições vão até o dia 8 de setembro pelo site do Animage. A programação completa deverá ser lançada em breve.

Leia Mais
Podcast Eu Curto, Tu Curtes, Ele, O Curta #16: Curtas e inclusão social