“Festival Luz Negra — O negro em estado de representação” será online e homenageará Guitinho da Xambá

“Nesta quarta edição pretendemos romper com os paradigmas de preconceito através da própria presença do artista negro em situação de visibilidade”

Transpassar foto Any Stone
Transpassar (Foto: Any Stone/Divulgação)

O Festival Luz Negra — O negro em estado de representação, é um festival de artes cênicas que evidencia o protagonismo do artista negro nas mais diversas linguagens, como o teatro, a ópera e a dança. O festival teve sua primeira edição em 2017 e é produzido e realizado pelo grupo O Poste Soluções Luminosas, coletivo formado pelos artistas negros Agrinez Melo, Naná Sodré e Samuel Santos.

“Nesta quarta edição pretendemos romper com os paradigmas de preconceito através da própria presença do artista negro em situação de visibilidade”, completa Samuel Santos, diretor teatral d’O Poste.

O festival foi incentivado pelo edital de Festivais da Lei Aldir Blanc Pernambuco e será totalmente online, com atrações das quatro macrorregiões de Pernambuco (Sertão, Agreste, Mata e Região Metropolitana do Recife), além de dois espetáculos de fora do estado.

A cada ano, um artista negro é homenageado. Nesta edição, o homenageado será Guitinho da Xambá, cantor e compositor do grupo Bongar que faleceu em fevereiro. O artista foi grande parceiro do grupo O Poste.

Ao todo, o evento contará com: espetáculos teatrais de Pernambuco, sendo 6 para o público adulto e 4 para a infância e a juventude; solo de ópera; 2 espetáculos teatrais de fora do estado; oficina teatro, dentre outros serviços. Tudo isso oferecido de forma gratuita.