Festival Virtuosi retorna ao presencial e destaca atrações femininas

A edição deste ano, que acontece em maio, traz como destaque o Quarteto Boulanger, a harpista Cristina Braga e a pianista Juliana Steinbach

Quarteto Boulanger, um dos destaques deste ano. Foto: Divulgação.

O Virtuosi Brasil retoma atividades presenciais e chega à sua 14ª edição. Após edições especiais online nos últimos dois anos, o Virtuosi está programado para os dias 12, 13 e 14 de maio de 2022 no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu – Boa Viagem), onde o público poderá apreciar destaques da música de concerto. A entrada é gratuita.

A edição deste ano traz como destaque o Quarteto Boulanger, a harpista Cristina Braga e a pianista Juliana Steinbach. Com direção artística de Ana Lúcia Altino, o XIV Virtuosi Brasil vem apresentando espetáculos protagonizados por instrumentistas e solistas femininas.

“Pela primeira vez e por causa da morte de Rafael Garcia, eu assumo a direção artística do festival e procurei enfatizar a instrumentista profissional mulher encontrando grandes nomes da música clássica. Sendo minha primeira vez dirigindo a parte artística fiz questão de que todo cenário fosse feminino”, revela Ana Lúcia.

Convocatória

O VIRTUOSI BRASIL neste ano abre espaço em sua programação para solistas através de uma convocatória inédita. Destinada a revelar instrumentistas do Nordeste, a seletiva recebeu propostas de apresentações de vários músicos e de diversos estados da região. Selecionados por esta convocatória, a violista Raquel Paz, o violoncelista Rodrigo Prado e o violonista Carlos Alberto da Silva do Duo Pessoa da Silva terão a oportunidade de apresentarem seus trabalhos e performances no Teatro Luiz Mendonça abrindo cada uma das noites de programação.

Masterclasses

A programação do Virtuosi Brasil ainda traz uma série de masterclasses no Teatro Luiz Mendonça nos dias 12 e 14 de maio pela manhã com a presença de instrumentistas renomadas mundialmente nas categorias de cordas e piano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online.

Os participantes selecionados para participar das masterclasses deverão escolher uma obra para executar e receberão mentoria e certificados por sua participação. Estas atividades também estarão abertas aos interessados em participar como ouvintes.

Programação:

Quinta – 12/maio – 19h30 

Raquel Paz, viola

Quarteto Boulanger, cordas e piano

Sexta – 13/maio – 19h30

Rodrigo Prado, violoncelo

Cristina Braga, harpa

Sábado – 14/maio – 19h30 

Duo Pessoa da Silva, bandolim e violão

Juliana Steinbach, piano

Leia Mais
SDCC 2022: Os principais destaques do final de semana