Longa foi premiado no Janela de Cinema. (Foto: Divulgação).
Longa foi premiado no Janela de Cinema. (Foto: Divulgação).

Em Trânsito, um dos filmes mais incômodos da recente filmografia pernambucana foi lançado na web nesta quinta (19). Dirigido por Marcelo Pedroso (Pacific), o curta-metragem coloca na berlinda o modelo de desenvolvimento econômico de Pernambuco. Através do olhar de um morador de rua, ele confronta ninguém menos que o ex-governador Eduardo Campos.

O filme foi exibido no Janela Internacional de Cinema do ano passado e chamou atenção tanto pelo ímpeto em criticar o atual momento do Estado quanto pelo tom político como não se via há anos no cinema pernambucano. O filme começa com o morador Elias Santos atendendo uma das ligações gravadas de Campos, pedindo votos para o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB). Ao fundo, a câmera contrapõe a voz mansa das promessas com uma escavadeira destruindo o barraco onde o personagem mora.

Com experiência no jornalismo, Pedroso é um dos nomes mais importantes da nova geração do cinema pernambucano. Neste Em Trânsito ele propõe uma catarse coletiva ao mirar em alvos reais que ainda estão no poder. Ele chega a contar com um manequim em tamanho real de Eduardo Campos para criticar seu estilo de governo que focava no carro como modal principal de transporte. Em relação a Dilma Rousseff, Elias contrapõe o discurso da presidente no Salão de Automóvel de São Paulo com obras no mínimo controversas como os viadutos da Agamenon Magalhães, no Recife.

O filme é carregado de ironia e humor e conta com imagens poderosas que servem como panorama do atual momento da cidade, com transformações urbanísticas que ameaçam o legado histórico. O lançamento do filme na web chega dias depois da violenta desocupação do terreno do Cais José Estelita, onde ativistas estavam acampados há quase um mês. A PM atirou balas de borracha, bombas e spray de pimentas contra as pessoas que protestaram mesmo após a saída do acampamento.

O filme está sendo compartilhado em apoio ao movimento #OcupeEstelita.

Em Trânsito venceu o melhor curta no Janela Internacional de Cinema do Recife ano passado e mais outros oito festivais.

emtransito

Leia Mais
Paloma, novo longa de Marcelo Gomes, é o vencedor do 24º Festival do Rio