Flip homenageia Maria Firmina dos Reis e anuncia principais convidados

A Festa Literária vai acontecer na cidade de Paraty entre os dias 23 e 27 de novembro com o tema "ver o invisível"

Maria Firmina dos Reis/ Reprodução Twitter

Em sua 20º edição, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), um dos mais importantes e significativos eventos literários do pais, anunciou a grande homenageada do evento, a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis e os convidados Camila Sosa Villada, Cida Pedrosa, Saidyia Hartman e Geovani Martins, vindos de uma pluralidade de locais como Brasil, EUA e Argentina.

Com o evento acontecendo na cidade de Paraty entre os dias 23 e 27 de novembro, o ano de 2022 vai ser marcado pela celebração do bicentenário de uma das autoras exponencias na história da literatura nacional, Maria Firmina dos Reis. Com idealismo de vanguarda, a escritora nasceu no ano de 1822 e é considerada por muitos pesquisadores como a primeira romancista negra de todo o Brasil, tendo desafiado a sociedade patriarcal, machista e racista ao seu redor para seguir seu desejo de escrever. A sua obra mais famosa e celebrada até os dias de hoje é o livro “Úrsula” que ganha reedições frequentemente por sua relevância continua.

O grande tema que permeia a Festa é o de “ver o invisível” e trazer para um local de destaque aqueles que sã constantemente postos às margens da sociedade, da arte e até mesmo da sociedade social como um todo. A curadoria foi realizada em parceria por Fernanda Bastos, Milena Britto e Pedro Meira, que atuam respectivamente como jornalista e tradutora, professora da Universidade Federal da Bahia e professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

A arte da face de Maria Firmina, realizada por João Gabriel dos Santos/ Divulgação

Assim, a grande intenção do trio é o de criar uma edição sensível as pessoas que são constantemente esquecidas e ignoradas pela sociedade, como contou Fernanda durante coletiva de imprensa: “Pensamos em dar o recado do que essa Flip quer representar, já a partir da homenagem, e trazer para o centro uma autora que foi ignorada por muito tempo e que tem sido trazida à tona e trabalhada, sobretudo, por pesquisadoras mulheres”.

De volta ao formato presencial depois de versões virtuais devido à pandemia da Covid-19, a cidade de Paraty vai receber mais uma vez o calor das pessoas em suas ruas. O evento segue confirmando presenças e divulgando ao público os diálogos, oficinas e debates que promoverá e até agora, nomes de grandes autores nacionais e internacionais já foram divulgados.

Entre eles, a pernambucana Cida Pedrosa, autora de obras poéticas como “Claraña” e seu mais novo lançamento, “Estesia“; o carioca Giovani Martins, que traz o romance inédito “Via Ápia”; além da americana Saidyia Hartman e da argentina Camila Sosa Villada.

Cida Pedrosa é uma das confirmadas/ Foto: Divulgação
Leia Mais
José Miguel Wisnik lança novo disco Vão, com participações especiais