O cineasta Vincent Moon. (Foto: Divulgação).

O cineasta . (Foto: Divulgação).

O Fórum de Ideias do MIMO vai discutir esta semana e música com a presença do documentarista francês Vincent Moon e o poeta Salgado Maranhão. O musicólogo Chiquinho de Assis presta uma homenagem à poesia marginal.

A segunda edição do evento, que é uma programação paralela do , chega ao Recife a partir desta quinta-feira, dia 04, e vai até sábado, dia 06, no auditório da Livraria Cultura, no Cais da Alfândega, Bairro do Recife. Os encontros serão sempre das 16h às 17h30, com entrada gratuita.

Leia Mais
Banda paulista Holger participa de vídeo de Vincent Moon/a>
Moon lança “Live In Jurunas”, gravado em Belém

O evento destaca o movimento de vanguarda poética, identificado como poesia marginal, que foi protagonista na cena (contra) cultural brasileira nos anos 1970. Os autores Torquato Neto, Paulo Leminski e Antônio Carlos Brito serão homenageados, além de Cacaso, por seus 70 anos de nascimento.

Além do Recife (4 a 06/09), os debates acontecem nas cidades-patrimônio Ouro Preto (30/08), Paraty (10 a 12/10) e Tiradentes (17 a 19/10). A programação recifense conta com o escritor piauiense Salgado Maranhão, o documentarista francês Vincent Moon e o musicólogo mineiro Chiquinho de Assis. Nas demais cidades, estão confirmados Jards Macalé, Chacal e Charles Gavin.

Moon e a poesia musical

O fotógrafo e documentarista Vincent Moon abre a programação do Fórum de Ideias no Recife com a mesa “Vincent Moon e a Música no Mundo – Experimentação e Tradição?”, dia 4, às 16h. Badalado, Moon é um dos conferencistas do TED Global 2014 e abordará suas experiências etnográficas e musicais no registro em vídeo de várias manifestações culturais pelo Mundo. Ele é profundo conhecedor de música brasileira e já fez diversos filmes com artistas daqui, como a paraense Gaby Amarantos.

Já Salgado Maranhão irá falar sobre a poesia de mimeógrafo, a Contracultura dos anos 1970 e, em especial, de sua convivência com o também piauiense Torquato Neto, jornalista, poeta e letrista de MPB, autor de várias músicas em parceria com Gilberto Gil, entre elas “Geleia Geral” e “Soy Loco por Ti, América”. A palestra de Maranhão será dia 5.

Encerra a programação, dia 6, o musicólogo mineiro Chiquinho de Assis, mestre pela UFMG, que promete uma palestra encantadora sobre os sons dos sinos de igrejas, tema de sua pesquisa acadêmica. Programação completa de concertos, etapa educativa e festival de cinema do MIMO 2014 disponível no site mimo.art.br.

Sem mais artigos