Gal Costa: Artistas e políticos prestam homenagens à cantora

Na Bahia, terra natal da artista, foi decretado luto oficial de três dias

(Foto: Marcos Hermes/Divulgação).

Ícone da música popular brasileira, Gal Costa morreu aos 77 anos nesta quarta-feira (9). Nas redes sociais, amigos e personalidades da música e da política prestam homenagens à cantora e lamentam sua morte.

O conterrâneo Gilberto Gil, grande amigo e parceiro musical de Gal, foi um dos primeiros a se pronunciar. “Muito triste e impactado”, escreveu no Twitter.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a cantora Maria Bethânia chegou a se emocionar. “Eu nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou, com sua voz única e magistral, hoje inteiro chora, como eu”, desabafou.

O cantor capixaba Silva, com quem Gal regravou a canção “Só Louco”, de Dorival Caymmi, também prestou sua homenagem. “Gal, que honra ter vivido em seus dias, e gravado com você, e dividido palco com você. Eu seguirei te amando por toda vida”, publicou no Instagram.

Além dos grandes nomes da música, políticos e autoridades utilizaram as redes sociais para se despedir da cantora. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva escreveu: “O país, que Gal Costa cantava para mostrar sua cara, hoje perde uma de suas grandes vozes. Mas o legado, a obra, a lembrança e as canções serão eternas como seu nome Gal.”

A ex-presidenta da República, Dilma Rousseff, descreveu a partida de Gal como um choque. “Eu sinto imensamente a tristeza de ver essa grande estrela nos deixar justo agora, no instante em que recobramos a esperança de dias melhores. Gal é uma constelação e será sempre lembrada por sua arte sublime, sua voz expressiva e seu olhar de guerreira. Mas ela permanecerá divina e maravilhosa na nossa memória”, escreveu.

Na Bahia, terra natal da artista, o governador Rui Costa decretou luto de três dias. “Perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo”, lamentou.

Leia Mais
Prêmio Geek de Literatura chega à segunda edição