Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Chega este mês às livrarias uma nova coleção de HQs, a “Mestres da Arte em Quadrinhos“, que estreia com o gênio Leonardo da Vinci. A obra é assinada pelas brasileiras Mirella Spinelli (roteiro) e arte de Andréa Vilela.

A obra, narrada na primeira pessoa, perpassa toda a trajetória de vida do artista, desde seu nascimento, seus primeiros anos de vida, sua trajetória nas artes, até sua morte em 1519.

O grande pintor vivia uma vida tranquila, sem muitas preocupações, porém assumiu muito cedo a responsabilidade de se tornar mestre e participar da realização da grande obra de Verrocchio, o Batismo de Cristo. Quando completou 24 anos, ao ser injustamente acusado por um crime, mudou-se para Milão. Lá, realizou trabalhos magníficos e dedicou-se aos escritos de suas ideias e pesquisas. Leonardo possuía costumes incomuns, como uma técnica de escrita invertida, que dificultava a leitura de seus textos por outras pessoas, e inusitadas técnicas de pintura, utilizadas para a produção de obras célebres, como sua versão de A Santa Ceia.

davinci

Após retornar a Florença, trabalhou ao lado de Michelangelo Buonarrotti, com quem tinha sérias diferenças artísticas e pessoais. Foi na tão querida Florença que Leonardo pintou Lisa Gherardini, a Mona Lisa, sua obra mais conhecida e o quadro mais reproduzido da história. Já enfermo e velho, o homem que sempre procurou ser generoso e amável com as pessoas termina sua jornada na França, ficando sob os cuidados do rei Francisco I.

A HQ traz ainda uma galeria com reproduções das principais obras presentes no álbum. O lançamento é da editora Nemo e será distribuído em livrarias e comic-shops. O livro tem 48 páginas e custa R$ 39.

davinci3

Leia Mais
HQ “História Real de Crime e Poesia”: o poder libertário da arte