Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O documentário Hélio Oiticica – O Filme, de Cesar Oiticica Filho, sobrinho do artista será exibido no Recife na próxima quinta (9), no Cinema da Fundação. O longa apresenta a história do artista plástico Hélio Oiticica através de fitas K7 que o próprio gravou durante os anos 1960 e 1970.

As “Heliotapes”, assim denominadas, foram encontradas por seu sobrinho Cesar Oiticica Filho, enquanto preparava uma exposição sobre a vida e obra do tio. São retratados no longa o início de Hélio junto ao Grupo Frente, o surgimento do Neoconcretismo, a criação dos Bólides, Penetráveis, Núcleos e Parangolés, o envolvimento com a Tropicália, o período em Londres e Nova York, até a volta ao Brasil, onde morreu aos 42 anos.

No dia 10 de outubro, às 20h haverá uma sessão especial, seguida de debate com o diretor, Cesar Oiticica Filho, o artista Paulo Bruscky, o sociólogo especialista em Tropicalismo e professor da UFPE Paulo Marcondes e o curador e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco Moacir dos Anjos, organizada pela Coordenação de Artes Visuais.

Antes da exibição, às 19h, haverá uma performance denominada “Acontecimento Parangolé Faça Você mesmo” coletiva aberta a participação do público com parangolés, nos jardins do pátio interno da Fundaj do Derby promovida pelo Setor Educativo do Espaço Cultural Mauro Mota. Veja o trailer:

Leia Mais
Ncuti Gatwa, de Sex Education, será o novo protagonista de Doctor Who