Homenagem ao Mestre João do Pife nos 35 anos da TVPE

joao do pife
Evento de homenagem terá transmissão pela TVPE. (Foto: Página21).

Bandas de pífano de Pernambuco inteiro se encontram neste domingo (1°), em Caruaru, para uma homenagem ao Mestre João do Pife, um dos principais nomes da cultura popular. A festa faz parte da comemoração dos 35 anos da TVPE.

O evento é gratuito e aberto ao público, com distribuição de ingressos, às 15h. Bandas de pífano de todo o estado se revezarão no palco, dividido com o grande homenageado. A comemoração do aniversário da TVPE será no auditório do Centro Tecnológico do Agreste, a partir das 16h

Artista, comerciante e artesão, João Alfredo Marques dos Santos, seu nome de batismo, João do Pife nasceu em Riacho das Almas, antigo distrito de Caruaru. Conhecido por fazer seu próprio instrumento, ele tem sido uma figura importante para a formação musical do interior. Tem colaborado na formação de várias bandas de pífano no interior de Pernambuco, como é o caso das Bandas de Pife Mirim e do Grupo Moisés, onde ensina a crianças.

Além da exibição na TVPE, haverá transmissão ao vivo pelos canais da TVPE em todo o estado, no Portal EPC, Facebook e Youtube. Logo após, será exibido, na programação da TV, o Filme Pipoca Moderna, do diretor pernambucano Helder Lopes.

joao do pife 2
Evento gratuito vai reunir artistas de pífanos de todo o Estado. (Foto: Página21).

A TVPE é uma emissora de TV pública que produz e veicula conteúdo audiovisual de interesse público para todo o estado desde 1984. Com a geradora em Caruaru, possui 60 concessões de retransmissão em todas as regiões de Pernambuco. A emissora faz parte da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), criada em 2011, e integra a Rede Nacional de Comunicação Pública, o Fórum Nacional de TVs e Rádios Públicas e o Fórum Nordeste de Emissoras Públicas.

A escolha do Pífano como manifestação cultural principal no palco se relaciona à sua importância e pouca visibilidade, além da relação histórica do instrumento com a cidade de Caruaru. O Nordeste concentra a maior tradição das bandas de pífano do país, consideradas por muitos como verdadeiro patrimônio imaterial nacional.