HQ biográfica de Angela Davis retrata a trajetória e as contribuições da ativista 

De autoria das italianas Mariapaola Pesce e Mel Zohar, a publicação será lançada em novembro pela Conrad Editora

Foto: Divulgação/Boitempo.

A HQ Angela Davis é o novo lançamento para novembro divulgado pela Conrad Editora. De autoria das italianas Mariapaola Pesce e Mel Zohar, a publicação apresenta a biografia da ativista, filósofa, escritora e professora, com ênfase em seu papel político na década de 1960.

Na linguagem dos quadrinhos, a vida de Angela Davis é retratada a partir de sua entrada na faculdade, centralizando seus posicionamentos sociais e políticos, até sua prisão em 1970 e posterior julgamento. A narrativa tem em foco as pautas antirracista, feminista e marxista, que ditaram os rumos da vida de Davis.

A HQ dialoga com o quadrinho O Partido dos Panteras Negras, já publicado pela Conrad. O olhar feminista e de mulher preta de Davis, que foi integrante do movimento, revela ainda mais complexidades sobre essa época de efervescência na luta por equidade racial nos Estados Unidos. O novo título ainda traz uma novidade para o Brasil, onde ao final da HQ, está uma entrevista de Angela Davis, já em idade avançada, na qual é mencionada a morte de Marielle Franco.

Trecho da HQ inédita. (Divulgação).

Em um traço reminiscente da pop art da década de 1960, Zohar traz uma paleta de cores marcante à narrativa de progressão de Pesce. O título ainda não tem data de publicação, mas chegará para contribuir com as discussões sobre equidade do Novembro Negro e a longo prazo. 

Leia Mais
Adeus a Godard: Crítica brasileira comenta influência do diretor para a liberdade do cinema