Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O norte-americano Ian Gordon é um dos convidados das 3ªs Jornadas Internacionais de HQ, um dos eventos mais importantes de debates científicos sobre quadrinhos do Brasil. Autor do livro Film and Comic Books, ele é professor da Universidade Nacional de Singapura.

O Congresso será realizado entre 18 e 21 de agosto na ECA-USP e está com as inscrições abertas até o dia 13 de abril.

A relação entre histórias em quadrinhos e cinema, tão atual, será o tema de uma das palestras das 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. O assunto será discutido por Ian Gordon, um dos convidados internacionais do congresso acadêmico, que ocorre em agosto deste ano.

Gordon é autor de “Film and Comic Books” (Filme e Revistas em Quadrinhos), livro lançado em 2007. Ele também aborda a articulação entre as duas linguagens na Universidade Nacional de Singapura, onde atua no Departamento de História.

O olhar histórico deu o tom de outra obra dele, “Comic Strips and Consumer Culture, 1890-1945”, No livro, publicado em 1998, ele recupera dados de circulação da imprensa diária para mostrar como os quadrinhos ajudaram a catapultar a venda dos jornais norte-americanos.

O pesquisador é o terceiro convidado internacional do congresso. Os outros dois são Paul Gravett, um dos maiores especialistas em mangás no mundo, e Trina Robbins, autora de estudos sobre a representação das mulheres nos quadrinhos.

Esta terceira edição das Jornadas Internacionais de Histórias irá ocorrer na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O congresso será entre os dias 18 e 21 de agosto deste ano.

Leia Mais
HQ “Feliz aniversário, Feliz obituário” ganha publicação digital