Ilumina Festival promove concertos gratuitos de música clássica em São Paulo

Evento acontece de 3 a 15 de janeiro e reúne 30 atrações de 13 lugares do mundo

(Foto: Divulgação).

Como intuito de democratizar o acesso à música erudita no Brasil, o Ilumina Festival chega à sua 8ª edição em 2023 com uma programação que reunirá, em São Paulo, 30 atrações de diferentes lugares do mundo. Marcado para acontecer de 3 a 15 de janeiro, o projeto promoverá concertos gratuitos em espaços como a Sala São Paulo, Teatro Clara Nunes e Teatro Municipal de Mococa, além de uma performance no meio de uma montanha, na Serra do Cigano.

Grandes nomes da música clássica internacional estão confirmados, como os violinistas Tai Murray, dos Estados Unidos, Emmanuele Baldini, da Itália, o violista dinamarquês Asbjorn Norgaard, os violoncelistas Matthias Bartolomey, da Áustria, Giovanni Gnocchi, também da Itália, o clarinetista britânico Matthew Hunt, o contrabaixista Pedro Gadelha e o pianista Cristian Budu, ambos brasileiros.

O programa desta edição foi inspirado na música “Le Caos”, do compositor barroco Jéan-Fery Rebel, e na peça de John Adams chamada Fellow Traveller. “Para suscitar a ideia de que nós, humanos, a partir do caos, podemos formar novas conexões. Uso o mito de Orfeu como mote, da perspectiva de muitos compositores – de Monteverdi até Tom Jobim e Black Orpheus, da compositora contemporânea Missy Mazzolli até a música folclórica dinamarquesa”, comenta Jennifer Stumm, fundadora e diretora artística do Ilumina.

SERVIÇO:
Ilumina Festival
Ingressos: Grátis
Retirada no local, 1h antes do concerto

Concerto na Montanha
Serra do Cigano, Caconde
Dia 07/01, às 17h

Concerto Fazenda Ambiental Fortaleza
Dia 11/01, às 17h
Distrito de Igaraí – Zona Rural, SN – Mococa

Concerto Mococa
Teatro Municipal de Mococa
Dia 12/01, às 20h
Rua Cel. Diogo, 82 – Mococa | SP

Concerto Diadema
Dia 13/01, às 20h
Teatro Clara Nunes
Rua Graciosa, 300 – Diadema

Concerto Sala São Paulo
Sala São Paulo
Dia 14/01, às 20h, e 15/01, às 16h
Praça Júlio Prestes, 16 – Luz, São Paulo | SP

Leia Mais
Maria Marighella, neta de Carlos Marighella, assume a presidência da Funarte