jaboatao

Pernambuco terá dois eventos de cultura pop e quadrinhos, o – GIP HQ e 3º Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos, que acontecem simultaneamente na Faculdade dos Guararapes (FG), em Piedade, entre os dias 25 a 29 de novembro. A iniciativa é do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos, Charges e Cartuns – GIP-HQ, coordenada pelo doutor em Educação e professor de Sociologia Jurídica da FG, .

Entre os convidados estão Paulo Ramos, jornalista e pesquisador, autor do Blog dos Quadrinhos; o cartunista pernambucano Lailson de Holanda, Júnior Ramos (Sapo Lendário) e Amaro Braga (UFAL).

O GIP HQ é aberto ao público e acontece quinzenalmente no campus Piedade da FG, com debates sobre HQs, cartuns e charges, como também o planejamento e produção de banners, pôsteres, livros, e artigos acadêmicos. Além disso, serão trabalhados um livro sobre o tema e uma revista em quadrinhos.

Os resultados destes encontros serão apresentados no I Encontro de Cultura Pop de Jaboatão. A iniciativa já reúne estudantes e professores de vários cursos da FG e de outras instituições de outros estados. Já foram organizadas 3 reuniões entre professores, estudantes e convidados externos à Faculdade e 2 mini-cursos de Introdução da Teoria das Histórias em Quadrinhos. O grupo deve ainda entrar como colaborador na oferta de uma pós-graduação na área através da FG no primeiro semestre do ano que vem.

“Conseguindo vários artigos de alunos e colaboradores, os publicaremos no terceiro e quarto volume da coleção Quadrinhos & Educação, uma iniciativa vitoriosa apoiada pela FG. Isso vai ampliar, divulgar e consolidar o número de pesquisadores na área em nosso estado”, disse Modenesi.

As palestras e debates acontecem no campus Piedade da Faculdade dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Veja a programação completa.

Interessados em participar podem se inscrever no site.

Sem mais artigos