Jeff Beck, um dos maiores guitarristas do rock, morre aos 78 anos

Músico fez parte da lendária banda Yardbirds nos anos 1960

Jeff Beck 2009 MOJO Awards
Jeff Beck em 2009 durante o MOJO Awards. (Foto: Simon Fernandez/Wikimedia Commons).

O guitarrista Jeff Beck, que fez parte da banda Yardbirds, morreu nessa terça (10), aos 78 anos. Ele contraiu uma meningite bacteriana e não resistiu. A informação de sua morte foi publicada nesta quarta (11) em sua conta oficial no Twitter.

“Em nome de sua família, é com profunda e intensa tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck”, diz a publicação. “Depois de contrair repentinamente uma meningite bacteriana, ele morreu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda”, diz o texto.

Nascido Geoffrey Beck em 1944 na cidade de Wallington, Jeff Beck começou a tocar guitarra ainda adolescente. Ele tocou em várias bandas, como Rumbles, The Tridents e Night Shift, entre outros. Seu grande momento na carreira aconteceu após a saída de Eric Clapton dos Yardbirds, em 1965. Beck entrou na banda como indicação de Jimmy Page, que passou um breve período no grupo.

Com os Yardbirds, Jeff Beck gravou o disco For Your Love, cuja faixa-título segue sendo uma das mais famosas do grupo até hoje.

Ele deixou o grupo em 1966 e começou sua carreira solo com o disco Truth, dois anos depois. Em 1971 ele formou sua própria banda, o Jeff Beck Group. Seu trabalho mais recente foi uma controversa colaboração com Johnny Depp em 18, em 2022.

Nomes como Mick Jagger, Sean Ono Lennon, Rod Stewart e Nile Rodgers postaram condolências ao músico.

Encontrou um erro? Fale com a gente

Editor