Jeff Beck, um dos maiores guitarristas do rock, morre aos 78 anos

Músico fez parte da lendária banda Yardbirds nos anos 1960

Jeff Beck em 2009 durante o MOJO Awards. (Foto: Simon Fernandez/Wikimedia Commons).

O guitarrista Jeff Beck, que fez parte da banda Yardbirds, morreu nessa terça (10), aos 78 anos. Ele contraiu uma meningite bacteriana e não resistiu. A informação de sua morte foi publicada nesta quarta (11) em sua conta oficial no Twitter.

“Em nome de sua família, é com profunda e intensa tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck”, diz a publicação. “Depois de contrair repentinamente uma meningite bacteriana, ele morreu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda”, diz o texto.

Nascido Geoffrey Beck em 1944 na cidade de Wallington, Jeff Beck começou a tocar guitarra ainda adolescente. Ele tocou em várias bandas, como Rumbles, The Tridents e Night Shift, entre outros. Seu grande momento na carreira aconteceu após a saída de Eric Clapton dos Yardbirds, em 1965. Beck entrou na banda como indicação de Jimmy Page, que passou um breve período no grupo.

Com os Yardbirds, Jeff Beck gravou o disco For Your Love, cuja faixa-título segue sendo uma das mais famosas do grupo até hoje.

Ele deixou o grupo em 1966 e começou sua carreira solo com o disco Truth, dois anos depois. Em 1971 ele formou sua própria banda, o Jeff Beck Group. Seu trabalho mais recente foi uma controversa colaboração com Johnny Depp em 18, em 2022.

Nomes como Mick Jagger, Sean Ono Lennon, Rod Stewart e Nile Rodgers postaram condolências ao músico.

Leia Mais
Janja anuncia Festival do Futuro para celebrar a posse de Lula