Foto: Reprodução/FacebookOficial.
Foto: Reprodução/FacebookOficial.

A cantora Karina Buhr é uma das atrações do Ocupe Estelita que acontece no próximo domingo (2), no Cais José Estelita a partir das 9h. Ela fará parte do Som da Rural, projeto do produtor e agitador cultural Roger de Renor. O evento começa às 11h e reúne pessoas contrárias à demolição do espaço para construção de 12 torres entre 20 e 40 andares, em um projeto chamada Novo Recife.

Ainda se apresentam neste novo OcupeEstelita, Siba, Lia de Itamaracá e Cannibal.

Leia Mais
A iconografia do OcupeEstelita
Dos Arquivos: Como foi o OcupeEstelita + 1 em 2013

O projeto é contestado judicialmente em cinco ações na Justiça: uma ação civil pública do Ministério Público Estadual, uma ação civil pública federal e três ações populares. Uma das questões levantadas é a validade do leilão de venda da região.

1901870_328217647325222_2167294173563215306_n

No último dia 21 de maio, o consórcio de construtoras responsável pelo empreendimento, iniciou a demolição dos armazéns do Cais José Estelita sem nenhum alarde. Mobilizados pelas redes sociais, ativistas foram ao local e depois de protestos, impediram a destruição completa das estruturas da área. No dia seguinte, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), alegou descumprimento da celebração do Termo de Ajuste de Conduta entre o empreendedor e o instituto e conseguiu liminar na Justiça embargando a demolição. O instituto quer proteger registros que informem mais sobre aquele local.

Desde o dia do início da demolição, ativistas acampam no local para garantir que a área não seja destruída por tratores e máquinas. O consórcio das construtoras afirmou que seguiu todos os trâmites legais para realizar a obra.

Evento começa às 9h. (Divulgação).
Evento começa às 9h. (Divulgação).

Ocupe + 2

Desde que se iniciaram os protestos conta a construção das torres, grupos de pessoas contrárias ao empreendimento e a favor de mais qualidade de vida no Recife realizam manifestações no Cais, conhecidas como OcupeEstelta. O primeiro foi em 2012.

Neste domingo (1º), o evento terá shows de Karina Buhr, o projeto de Roger de Renor, Som da Rural, além de oficinas de tecido acrobático, reciclagem, fotografia artesanal, pipa e contação de histórias. Ainda são aguardadas intervenções urbanas, como grafitagem, Varal Fotográfico PFC, Cinema na Kombi e o Praia do Capibaribe.

Ainda acontece na região a exposição Um Outro Olhar Sobre a Copa.

ocupe

Artistas

Parte importante de todo movimento de contestação, artistas brasileiros estão demonstrando apoio ao #OcupeEstelita através das redes sociais. Nomes como Xico Sá, Jesuíta Barbosa, Zé Celso Martinez, Patricia Pillar, Alceu Valença, Johnny Hooker, Fabio Trummer, Gregório Duvivier, Marcelo Jeneci, Otto, Leandra Leal, Siba, Irandhir Santos e Catarina Dee Jah já postaram fotos ou textos de apoio.

O post foi atualizado (16h39, 29/05): Inclusão de mais atrações do Som Da Rural especial no Ocupe Estelita.

Leia Mais
Lenda do rock, Jerry Lee Lewis, falece aos 87 anos