CurtaLab no Recife traz nomes como Kléber Mendonça, Grace Passô e Enock Carvalho

Projeto acontece entre os dias 5 e 9 de setembro

Kleber Mendonça Filho Divulgação 2
Kleber Mendonça Filho promove masterclass no CurtLab. (Divulgação).

O CurtaLab, projeto de formação e laboratório de desenvolvimento de curtas-metragens chega com sua segunda edição trazendo uma programação repleta de aulas, encontros e consultorias para cineastas em início de carreira. A programação acontecerá entre os dias 5 e 9 de setembro no Apolo 235 e Cinema do Porto, localizados no Porto Digital, no bairro do Recife, e tem como destaque a participação do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Kleber que é um dos principais nomes do cinema nacional contemporâneo, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes pelo filme Bacurau, ministra uma Masterclass a ser realizada no Cinema do Porto. 

As aulas sobre os processos da realização cinematográfica (roteiro, direção produção) terão o comando de Enock Carvalho e Matheus Farias, à frente da produtora Gatopardo Filmes, por filmes premiados nacional e internacionalmente, como Inabitável, premiado em Gramado e prestigiado no Festival de Sundance. São ofertadas 30 vagas para as aulas e encontros, com inscrições gratuitas e abertas até o próximo dia 25. 

Nas consultorias, dez projetos de curtas-metragens em desenvolvimento serão selecionados e tratados por Enock Carvalho e Matheus Farias, pela cineasta, produtora e distribuidora Anna Andrade (Entremarés), e pelo cineasta, roteirista e ator Fábio Leal (Seguindo Todos os Protocolos, O Porteiro do Dia).

No “Conversas de Cinema”. participantes selecionados e convidados vão debater temas como direção, processos criativos e linguagem. Uma das convidadas será a atriz, cineasta e dramaturga Grace Passô, responsável pela direção de trabalhos como o curta República, o média-metragem Vaga Carne, além de atuar em prestigiados filmes como Temporada e No Coração do Mundo.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário no site do evento. Neste ano, devido às atividades presenciais, serão aceitas apenas inscrições de pessoas residentes em Pernambuco.