L-inconnu-du-lac-d-Alain-Guiraudie

Assim como acontece em Berlin (com o famoso Urso de Cristal), o Festival de Cannes também tem seu troféu (ainda que menos famoso) para produções que retratem temas gays. Este ano, o júri do Queer Palm escolheu L’inconnu Du Lac como vencedor. O anúncio aconteceu na noite do sábado (25).

Leia mais: Cannes
Filme franco-cambojano vence a mostra Um Certo Olhar

A Queer Palm é um prêmio independente e teve como presidente do júri este ano o português João Pedro Miguel, de O Fantasma (2000). Ainda participaram o produtor britânico Daniel Dreifuss, o diretor Michel Reilhac e o jornalista Nicolas Gilson.

L’inconnu Du Lac passou na mostra Um Certo Olhar, hoje uma das mais comentadas do festival e a segunda em importância, ficando atrás apenas da competição oficial. Dirigido por Alain Guiraudie, o longa mostra um jovem homossexual (Pierre Deladonchamps) que se apaixona por um homem misterioso (e, aparentemente, perigoso), interpretado por Christophe Paou.

Tudo se passa em um lago, local-esconderijo que é ponto de encontro para sexo entre homens na região. O longa causou burburinho em Cannes pelo modo como tratou da homossexualidade, com franqueza, muita nudez, sexo explícito e, ao mesmo tempo, um thriller meio hitchcockiano completou como escreveu Kleber Mendonça Filho. O filme estreia na Europa em circuito comercial ainda neste primeiro semestre.

A ironia da notícia é que o longa venceu o prêmio um dia antes de novas manifestações contra a aprovação do casamento gay na França por parte de um grupo de conservadores em Paris. Hoje, a França vive o auge do conservadorismo contra a união homoafetiva. Ainda que não trate diretamente destas questões, L’inconnu Du Lac assume seu papel político ao vencer o prêmio, já que se trata de um filme de gênero.

O diretor Alain Guiraudie fez uma homenagem à aprovação do casamento gay na França ao receber o prêmio, como informou a AFP.

Alain Guiraudie, diretor de L'inconnu du lac (Stranger by the Lake) Foto: T. Delange /Divulgação
Alain Guiraudie, diretor de L’inconnu du lac (Stranger by the Lake) Foto: T. Delange /Divulgação
Leia Mais
Dilma Rousseff é entrevistada por Mano Brown no podcast Mano a Mano