Línguas da Nossa Língua: Novo documentário da HBO explora as diversas línguas faladas no Brasil

Ainda sem data de estreia, a produção busca explorar as diversas línguas nativas e suas contribuições para a identidade nacional

Caetano, Estevão e Yeda Pessoa de Castro/ Foto: Divulgação

Com a intenção de explorar a pluralidade imensa de línguas faladas em um pais tão grande e diverso como o Brasil, a HBO anunciou a produção da nova série documental “Línguas da Nossa Língua”, que explora a variedade de 270 línguas nativas e africanas faladas no pais, além de entender de que forma isso impacta a cultura e identidade nacional.

Criada e produzida pelo cineasta Estevão Ciavatta, os episódios vão contar com as linguas português, galego, guarani, baniwa, tukano, patxohã, yorubá, quimbundo, pajubá, língua da Tabatinga, Nhengatu e yanomami. Vai ser a primeira vez que a língua Pajubá, língua de resistência das travestis, vai ser documentada de maneira oficial, além de acompanhar as origens do português e os registros de línguas indígenas de locais remotos do Brasil.

A série está sendo produzida e não tem dia de estreia, mas a HBO já anunciou que a artista Maria Bethânia estará presente nos episódios narrando autores clássicos da literatura brasileira. Além dela, Caetano Veloso também vai enriquecer o programa ao se encontrar com uma das maiores linguistas, referência em estudos de línguas africanas no Brasil, Yeda Pessoa de Castro, que é sua parente.

Leia Mais
Anitta lança capa oficial e tracklist completa de Versions Of Me Deluxe