Little Richard, um dos maiores nomes do rock mundial, morreu neste sábado (9) aos 87 anos, segundo informou a revista Rolling Stone. Segundo seu filho Danny Jones Penniman disse ao New York Times, o músico morreu de câncer.

Richards foi autor de diversos hits ao longo de sua carreira, entre elas “Tutti Frutti”, “Long Tall Sally” e “Good Golly Miss Molly”, todas em meados dos anos 1950.

Nascido Richard Wayne Penniman em Macon, Georgia, nos EUA, ele ficou conhecido por seu estilo selvagem, cheio de energia e charme, o que influenciou diferentes artistas nas gerações seguintes. Nomes do soul como James Brown, Michael Jackson, Otis Reading e também do rock como Jimi Hendrix e Bob Dylan, já afirmaram a influência de Richards em seus trabalhos.

Segundo filho de uma família de 12 irmãos, Richard começou a cantar na igreja, mas nunca teve o apoio do pai, que o acusava de ser gay. Saiu de casa aos 13 anos para morar com outra parte da família. Sua carreira começou a decolar após vencer um show de talentos na sua cidade natal, em 1951. Em 1955 ele assinou com a Specialty Records e gravou alguns de seus maiores hits.

Richard foi um dos primeiros músicos a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll em 1986 e recebeu o Grammy honorário pela carreira em 1992.

Seu estilo hoje é reverenciado em todo o mundo e todo o seu catálogo pode ser ouvido nas plataformas de streaming. Descanse em paz.

Leia Mais
Obra de Carolina Maria de Jesus será publicada pela Companhia das Letras