Conhecer melhor a realidade das pessoas no Brasil é parte do processo de diminuir o preconceito contra essa população. É também uma ferramenta importante na luta pela garantia de direitos.

Com essa proposta em mente, o Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual () acaba de lançar o e-book “Ensaios sobre o perfil da comunidade LGBTI+” com dados e análises da Pesquisa Nacional do Perfil LGBTI+ 2018, realizada pela instituição em parceria com o Grupo Dignidade e a Aliança Nacional LGBTI+.

O e-book tem 225 páginas e está disponível para download gratuito no site do IBDSEX.

Em 2018, o IBDSEX e outras organizações não governamentais conduziram a Pesquisa Nacional do Perfil LGBTI+ com o objetivo de produzir, em âmbito nacional, dados demográficos, sociais e econômicos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e demais identidades de gênero e orientações sexuais, para subsidiar as ações e decisões das organizações da sociedade civil, de outras organizações e coletivos interessados e do poder público, contribuindo assim com a elaboração de políticas públicas em favor dos direitos humanos LGBTI+. Não existem dados oficiais sobre esta população.

Organizado por Humberto da Cunha Alves de Souza, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e Toni Reis, o documento conta com a participação de Dayana Brunetto, Luiz Ernesto Merkle, Francielle Elisabet Nogueira Lima, Andressa Regina Bissolotti dos Santos, Júlia Monteiro Citon, Maurício da Silva Oliveira, Milena Santana da Conceição, Tatiane Amorim Coelho, Diego da Silva, Ibson Eduardo Batista, Isabel Cristina Pereira, Juliana Maria da Cruz, Mailson Palhano de Lima, Mariane Batista Martins, Roberta Previdi Abdul-Hak, Sara Chaia, Nahomi Helena de Santana, Marcos Vinicius de Freitas Reis, Sandson Rotterdan, Edmar Antonio Brostulim, Luiz Fernando Botelho Cordeiro, Luiz Oliveira, Marcio Albino.

Leia Mais
Obra de Carolina Maria de Jesus será publicada pela Companhia das Letras