Livro infantil do escritor egípcio Habib Zahra discute etnocentrismo

Mais Branco que Branco será lançado no Recife no próximo dia 30 de abril

Foto: Divulgação.

Mais Branco que Branco, quarto livro ilustrado do escritor egípcio Habib Zahra em parceria com a artista plástica espanhola Valeria Rey Soto será lançado na Casa Astral, no Recife, no próximo dia 30 deste mês. Com o conto, o casal, radicado em Olinda desde 2005, combina narrativas visuais e verbais para oferecer aos leitores de todas as idades uma reflexão sobre etnocentrismo e homogeneização cultural.

A obra tem como cenário um universo utópico onde as cores brincam e se misturam livremente umas com as outras. Uma das cores, no entanto, não se conforma com a situação. Aos poucos consegue convencer as
outras que o branco “puro” tem um valor inestimável e precisa ser preservado a qualquer custo.

Leia mais sobre livros na Revista O Grito!: ensaios, lançamentos e críticas

Apesar das óbvias referências ao branqueamento e a segregação racial, o conto não é, segundo o escritor, necessariamente sobre racismo: “Isso é apenas uma das várias interpretações possíveis. Escolhi o branco como antagonista, mas poderia ser qualquer cor. A minha intenção não é demonizar uma cor, mas refletir sobre as consequências de considerar sua “cor”, cultura, ideias, etc, como superiores às demais.” explica Habib, que sempre busca formas lúdicas de colocar questões existenciais ao alcance de todos os públicos.

Natural do Egito, Habib Zahra é escritor, ator e diretor de teatro. Natural da Espanha, Valeria Rey Soto é artista plástica, ilustradora e musicista. Radicados em Olinda, Pernambuco, desenvolvem em parceria, desde 2010, um trabalho na área de teatro e literatura para a infância e juventude.

Editado com incentivo do Funcultura, o livro será lançado no dia 30 de abril às 17h, na Casa Astral (Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104, Poço da Panela, Recife). O evento terá entrada gratuita e será acompanhado de um pocket show músico-literário com os artistas Anaíra Mahin e Germano Rabello, que apresentarão um repertório de canções inspiradas nos contos de Habib e Valeria.

A obra custa R$ 40, mas será vendida com desconto no dia do lançamento (por R$ 25).

O escritor egípcio Habib Zahra e a artista plástica espanhola Valeria Rey Soto são radicados em Olinda desde 2005. (Foto: Paulo de Andrade).
Leia Mais
Kendrick Lamar lança novo clipe com deepfakes de Will Smith e OJ Simpson