Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A editora indie Lote 42 lança novo livro com histórias de viagens escritas por mulheres. Cada capítulo de Queria Ter Ficado Mais vem dentro de um envelope, como se fossem cartas escritas de diferentes lugares do mundo. As ilustrações em aquarela são de Eva Uviedo.

A obra reúne 12 histórias escritas por escritoras e jornalistas em diferentes cidades do mundo. A proposta surgiu da ideia de fugir dos típicos guias de turismo e trazer à tona textos com uma abordagem mais autoral e sensível. Bruna Tiussu, Clara Averbuck e Lívia Aguiar, entre outras autoras apresentam diferentes lugares por meio das suas próprias vivências.

A Lote 42 mais uma vez investiu em um projeto gráfico inovador. Os capítulos foram impressos em folhas soltas, dobradas e acomodadas dentro de envelopes, como se fossem cartas enviadas dos lugares que as autoras visitaram. A ideia foi da designer Luciana Martins. Queria Ter Ficado Mais custa R$ 49,90 e chega este mês às livrarias.

Conheça as autoras do Queria Ter Ficado Mais

Barbara Heckler
Jornalista e antropóloga paulistana, trabalhou na Bravo! e no Arte1, e nos últimos anos tem explorado o campo da fotografia e do vídeo. Escreveu sobre Barcelona.

Bruna Tiussu
Jornalista paulista especializada em turismo, passou pelo caderno Viagem d’O Estado de S. Paulo e hoje é editora da Azul Magazine, revista de bordo da Azul Linhas Aéreas. Escreveu sobre Valência.

Cecília Araújo
Jornalista mineira, foi repórter da seção internacional do portal Veja.com (Editora Abril) e atualmente é responsável pelo Na Prática, plataforma de carreira da Fundação Estudar. Escreveu sobre cidades de Israel e Cisjordânia.

Cecilia Arbolave
Jornalista argentina, radicada em São Paulo desde 2008, trabalhou por quatro anos em revistas do núcleo Casa da Editora Abril e colaborou para a revista Viagem e Turismo. Hoje é sócia da Lote 42. Escreveu sobre Buenos Aires.

Clara Averbuck
Escritora gaúcha, atualmente edita o portal Lugar de Mulher. É autora de seis livros, como Máquina de Pinball (Conrad), Vida de Gato (7 Letras) e Nosso Senhora da Pequena Morte (Editora do Bispo). Escreveu sobre Londres.

Clara Vanali
Jornalista paulista, foi cocriadora da websérie apê.ritivos e fundou Às Claras Filmes, a própria produtora audiovisual. Escreveu sobre Roma.

Florencia Escudero
Jornalista argentina e graduada em letras, morou dois anos em São Paulo e atualmente mora em Londres, onde também fez design gráfico. Escreveu sobre Yangshuo.

Isis Gabriel
Jornalista freelancer paulista, colabora para diferentes veículos das áreas de arquitetura, decoração e beleza. Escreveu sobre Paris.

Ligia Braslauskas
Jornalista paulistana, foi diretora-chefe da Folha Online, hoje Folha.com, editora-chefe e gerente de jornalismo do portal R7, onde mantém um blog sobre literatura. Atualmente, é editora do site da revista Brasileiros. Escreveu sobre Berlim.

Lívia Aguiar
Jornalista mineira freelancer, em 2012 fez uma viagem por 20 países e criou o blog eusouatoa.com, que alimenta até hoje, esteja viajando ou não. Escreveu sobre Istambul.

Luciana Breda
Ex-comissária de voo paulistana, fez faculdade de letras e mestrado em linguística aplicada. Escreveu sobre Tóquio.

Olívia Fraga
Jornalista paulistana, especializada em jornalismo gastronômico. Trabalhou no caderno Paladar, do Estado de S. Paulo e atualmente é editora da revista Casa e Comida (Editora Globo). É a autora do capítulo sobre comida de rua brasileira do livro Street Food around The World: An Encyclopedia of Food and Culture (ABC-CLIO). Escreveu sobre Nova York.

Leia Mais
Adeus a Lygia Fagundes Telles, imortal da ABL e um dos ícones da literatura brasileira