Livro registra as obras do artista Adão Pinheiro

Publicação vem pela Cepe Editora e é lançada nesta quinta-feira (17) no Mercado Eufrásio Barbosa

Adão Pinheiro foi o fundador do Movimento da Ribeira, em Olinda. (Divulgação).

Por toda sua importância para a arte nordestina e brasileira,  a escritora Lêda Regis e a artista francesa Christine Barth lançam pela Cepe Editora, o livro sobre o  Adão Pinheiro. O autor é conhecido por ser transgressor de conceitos e das técnicas para produzir, além de ter fundado o Movimento da Ribeira, em Olinda e ter participado ativamente da efervescência artística da cidade. O lançamento acontece nesta quinta-feira (17) no Mercado Eufrásio Barbosa, onde também estreia uma exposição multimídia do artista. (Serviço abaixo).

Adão Pinheiro coleciona trabalhos inclusive no cinema, com o filme O Baile Perfumado (1996). O livro traz textos da historiadora das ideias, Maria Lêda Oliveira, do poeta e escritor Fernando Monteiro, do artista plástico Raul Córdula e da crítica de arte Joanna D’ Arc Lima, sobre o complexo universo do artista.

A obra de Pinheiro é exposta na publicação de forma cronológica, registrando seus prêmios e exposições ao redor do mundo. O pintor dispensou a escola de Belas Artes e  aprendeu com o mestre Abelardo da Hora, que estimulava os artistas a produzirem seu próprio material de trabalho para conhecerem todo o processo de criação.

Serviço:

Lançamento do livro Adão Pinheiro (Cepe) e exposição multimídia

Quando: 17 de novembro

Onde: Sala Janete Costa do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro, Olinda)

Horário: 19h

Exposição aberta ao público de 18 de novembro a 20 de dezembro

Preço: R$ 180

Obra “Sinais do paraíso” (1999), Aquarela escrita sobre papel. (Divulgação).
Leia Mais
Caetano Veloso retorna ao Teatro Guararapes com a turnê Meu Coco