Cena de "Os Sobrinhos do Capitão". (Divulgação).
Cena de “Os Sobrinhos do Capitão”. (Divulgação).

Qual foi o primeiro quadrinho feito no mundo? Em Imageria, o editor Rogério de Campos apresenta o trabalho dos pioneiros das HQs mundiais.

Uma tira do Yellow Kid publicada em 1896 no New York Journal é considerada por vários estudiosos a primeira história em quadrinhos do mundo. O título de “primeira HQ”, no entanto, é disputado com outros autores igualmente importantes, como o suíço Rodolph Töpffer – autor de M. Jabot, uma sátira ácida à pequena burguesia do século 19 -, e o inglês William Hogarth, autor do ousado Progresso de uma prostituta, que, em plena Londres do século 18, narrava em desenhos as desventuras da jovem Moll Hackabout, a prostituta do título.

imageria5Essas três candidatas ao título de “primeira HQ” são reunidas, na íntegra, pela primeira vez no Brasil, em Imageria – O Nascimento das Histórias em Quadrinhos, organizado por Campos. O livro apresenta os primeiros 500 anos da história dos quadrinhos e traz os trabalhos que inspiraram a narrativa visual moderna. São mais de cem HQs criadas entre os séculos 15 e 20, que ajudaram a criar a base da linguagem cinematográfica e influenciaram tanto o design gráfico como a literatura.

Além de Outcault, Töpffer e Hogarth, o livro traz autores fundamentais – a maioria inéditos no Brasil – como Grandville, Gustave Doré, Hokusai (o inventor dos mangás), Winsor McCay e retrata o início do gênero no Brasil, com Sisson e Angelo Agostini.

“Neste momento em que vivemos, o melhor da história dos quadrinhos brasileiros, é muito importante, principalmente para a nova geração de autores e leitores, conhecer o trabalho dos pioneiros”, diz o autor.

Lançamento
O lançamento em São Paulo acontecerá no dia 15/11, às 17h, na livraria Cultura, com debate entre Campos, Nobu Chinen (professor da ECA-USP) e o quadrinista Rafael Campos Rocha. O livro tem 360 páginas e custa R$ 149,90.

A Revista O Grito! publica um preview da obra, veja abaixo!

HQ Os Sobrinhos do Capitão.
HQ Os Sobrinhos do Capitão.
Trecho de O progresso da Prostituta, de William Hogarth.
Trecho de O progresso da Prostituta, de William Hogarth.
Mais um trecho da obra de William Hogarth.
Mais um trecho da obra de William Hogarth.

imageria4

Leia Mais
Quadrinista argentino Juan Giménez morre após contrair Covid-19, aos 76