Foto: Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.
Foto: Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.
Foto: Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.

A banda pernambucana Lucas e a Orquestra dos Prazeres grava novo DVD no dia 13 de novembro, no Parque Dona Lindu, no Teatro Luiz Mendonça. O show acontece no mês da consciência negra e será realizado através do Prêmio Funarte de Arte Negra.

O projeto, intitulado Repercutir, combina diversos instrumentos de percussão – como alfaias, ilús, congas, ajubês e agogôs – e o toque e o canto para apresentar os elementos da cultura negra. “Quero mostrar a conexão forte, o respeito e o diálogo que temos com a natureza. Não quero fazer um show sobre religião. Eu quero fazer um show sobre cultura negra, sobre negritude, tendo os ensinamentos, os cuidados e a conscientização dessa realidade no Brasil”, explica o músico.

O roteiro do DVD está dividido em quatro atos, através dos quais Lucas procura mostrar os ciclos da vida, representados nas estações do ano. A Orquestra dos Prazeres traz releituras de obras musicais consagradas, como “Zumbi”, de Jorge Ben Jor, e “Felicidade Guerreira”, de Gilberto Gil, transformando-as em peças percussivas. Homenagens aos griôs da cultura negra em Pernambuco também sobram no repertório, com referência a Badia, a mãe de santo do Pátio do Terço, uma das mais reverenciadas e antigas da cidade, Zé Neguinho do Coco, mestre coquista, e mestre Joab, símbolo da capoeira.

A gravação do DVD Repercutir, de Lucas e a Orquestra dos Prazeres tem entrada franca.

Leia Mais
Cícero anuncia novo clipe e divulga primeira turnê nacional pós-pandemia