Maria Marighella, neta de Carlos Marighella, assume a presidência da Funarte

Atriz, produtora e ativista antiracista, a vereadora baiana aceitou o convite feito pela ministra Margarth Menezes

A vereadora por Salvador Maria Marighella vai assumir a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez o anúncio nesta terça-feira (3), durante sua cerimônia de posse, em Brasília. Maria é atriz e produtora cultural e também neta do revolucionário Carlos Marighella.

Leia mais:
Festival do futuro e a posse da esperança

“Neste momento de retomada democrática do nosso país, recebi o convite para assumir a presidência da Fundação Nacional de Artes – Funarte, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, com a tarefa irrefutável de retomarmos a construção da Política Nacional das Artes – interrompida pelo golpe de 2016, e conectarmos essas políticas ao Brasil do futuro que tanto sonhamos”, escreveu Maria em sua conta do Twitter.

Filiada ao PT desde 2020, Maria Marighella tem um longo histórico de trabalhos voltados à cultura no âmbito da gestão pública. Ela foi coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), além de Diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).

“Assumo com muita honra a missão que me foi confiada pela ministra Margareth Menezes – a quem celebro e agradeço. É uma grande responsabilidade ser a primeira mulher nordestina a ocupar esta presidência. Refundaremos também a Funarte com a força da cultura de todo [o] Brasil. À reconstrução do MinC, à refundação do Brasil!”, completou.

Durante a cerimônia de posse, Margareth Menezes também divulgou outros nomes que assumirão cargos importantes em seu governo (veja aqui a lista).

A Fundação Nacional de Artes atua em todo o território nacional e é o órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, à dança, ao teatro e ao circo. [Com Agência Brasil]

Leia Mais
Netflix confirma segunda temporada de Sandman