Depois de ser viabilizada através de financiamento coletivo no Catarse no ano passado, a HQ sobre chega ao grande público em edição da editora Draco. Marighella #Livre, de (roteiro) e e (arte) traz a história do revolucionário comunista desde a década de 1930, em meio à ditadura de Getúlio Vargas até a sua morte, em 1969.

A HQ percorre diversos momentos de Marighella e é baseada em diversas obras e relatos, como a biografia Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo, de Mário Magalhães. Há também muito material de pesquisa em arquivos públicos, como jornais e revistas da época.

A obra destaca ainda o legado do personagem para os dias de hoje. “Esta é uma HQ maldita. O simples nome Marighella é capaz de despertar o ódio de um povo sem consciência de classe e ignorante da sua própria história de luta. Uma eficiente estratégia de manipulação dos seus verdadeiros inimigos, aqueles que detêm o poder”, diz o texto de apresentação da obra. “Marighella é uma ideia. Uma ideia de insubordinação, de revolta. Seus ideais de igualdade e justiça valiam mais que a própria vida. E, mesmo hoje, ele ainda vive, ainda inspira.”

Com 64 páginas, a HQ está em pré-venda no site da editora Draco por R$ 27,90.

Veja um preview:

Leia Mais
Rodrigo Vellozo traz uma sensível homenagem ao irmão no clipe de “O Mestre-sala da Minha Saudade”