Foto: José de Holanda/Divulgação.
Foto: José de Holanda/Divulgação.
Foto: José de Holanda/Divulgação.

A banda pernambucana Mombojó lança o novo disco Alexandre em São Paulo nessa quinta (3). O trabalho remonta aos primórdios do grupo, que completa 13 anos de formação em 2014, contados a partir do primeiro ensaio que fizeram juntos no Estúdio Skill, do Seu Damião, em Recife.

Leia Mais
Veja o faixa a faixa de Alexandre

Na época, os integrantes com cerca de 17 anos começavam uma carreira prolífica na música. Em Alexandre, o quinto álbum da carreira, que sai pelo selo Slap, o grupo pega diversas referências desse começo. A começar pelo nome do álbum. Existia uma piada interna do início da carreira: o pai de Samuel Vieira, ex-baixista da banda, tinha um teclado que dizia “Are you sure?”, o que para eles soava como “Alexandre”.

“Por algum motivo achamos que essa fase atual nos remete muito a atmosfera criativa vivida por nós na época do ‘Are you sure?’. Daí a escolha do nome”, diz Marcelo Machado (guitarra).

Entre as referências que influenciaram no processo de composição das músicas estão Radiohead, Tortoise, Justin Timberlake, Cidadão Instigado e Stereolab. Esta última até mesmo participa efetivamente do álbum. Laetitia Sadier, a vocalista da banda franco-britânica, é coautora da faixa “Summer Long” ao lado da banda.

“Fomos num show dela aqui em São Paulo e entregamos o Homem Espuma, nosso segundo, disco pra ela. Anos depois (dois ou três), ela entra em contato dizendo que gostou muito do nosso trabalho e que estava com o microfone aberto para gravar algo, pois estava gravando músicas para um novo disco dela”, lembra Felipe S, vocalista do Mombojó, em entrevista à Revista O Grito!. “E nós, quando recebemos essa notícia, estávamos com uma música já ensaiada pronta para enviar. Foi só gravar.”

A capa do disco foi feita pelo designer Raul Luna. (Divulgação).
A capa do disco foi feita pelo designer Raul Luna. (Divulgação).

Além de Laetitia, Alexandre também conta com participações especiais de China, que assina em parceria com a banda as faixas “Hello” e “Pro Sol”; Céu (voz) e Pupillo (programação) na música “Diz o Leão”, que conta ainda com Yuri Queiroga, que também empunha sua guitarra em “Me Encantei Por Rosário”; Dengue (baixo) em “Dance”; o violinista Pedro Mibieli em “Cuidado” e o pianista Vitor Araújo em “Rebuliço” e “Ping Pong”.

O álbum foi masterizado no estúdio Streaky Mastering, em Londres, por Streaky Gee, gravado e mixado nos estúdios RootSans (SP), Totem (CE), Mundo Novo (PE), Estúdio Das Caverna (PE). Escute o disco abaixo:

Lançamento disco Alexandre – Mombojó @ Sesc Pompeia
Quinta-feira, 03 de julho de 2014
Abertura do teatro: 20h30
Horário show: 21h30
Local: Choperia do Sesc Pompeia
Ingressos: de R$ 4,00 à R$ 20,00
Venda online

Leia Mais
Evento em celebração aos 30 anos do Manguebeat é adiado