Foto: Divulgação/Netflix.
Foto: Divulgação/Netflix.
Foto: Divulgação/Netflix.

A 3ª Mostra EcoFalante de Cinema Ambiental, que acontece em São Paulo, vai exibir nesta quinta (20) o comentado longa Blackfish – Fúria Animal, de Gabriela Cowperthwaite, lançado no ano passado. O documentário aborda a situação de estresse que vivem as baleias orcas em parques aquáticos nos EUA, sobretudo o mais famoso, SeaWorld.

O filme é inédito nos cinemas brasileiros e estreou direto no Netflix no início de janeiro. O documentário foca na história de Tilikum, a principal baleia orca do parque temático SeaWorld, em Orlando, Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. Além de imagens fortes do tratamento cruel no cativeiro, o filme ainda recupera imagens das mortes dos treinadores.

O filme foi indicado ao Bafta de melhor documentário esse ano. A repercussão nos EUA foi tanta que motivou um debate sobre a proibição do uso de orcas como entretenimento, o que deverá ser votado como lei de alguns estados ainda este ano.

A Mostra EcoFalante traz ainda os filmes Metamorphosen, de Sebastian Mez, Lamento dos Camponeses, de Julie Schorell, A Escala Humana, de Andreas M Dalsgaard, entre outros. Veja a programação completa.

Leia Mais
Filme”Arthur Rambo” percorre os tortuosos caminhos da cultura do cancelamento