Museu da Cidade do Recife comemora 40 anos com exposições e lançamento de livro

Evento está marcado para este sábado (17), às 16h, com programação que contempla também o público infantil

A mostra "Museu da Cidade do Recife – 40 anos em Movimento" convida o visitante a fazer um passeio pela história do Recife por meio do acervo do museu. (Foto: Acervo/Divulgação).

Instalado no Forte das Cinco Pontas, em 14 de janeiro de 1982, o Museu da Cidade do Recife completou, em 2022, seus 40 anos de existência. Para celebrar o marco, acontece neste sábado (17), nas dependências do forte, o lançamento do livro Museu da Cidade do Recife – 40 anos em Movimento junto a abertura de uma nova exposição homônima de longa duração. Com início às 16h, a programação contemplará o público infantil com contação de histórias.

Organizado por Betânia Corrêa de Araújo, Emerson Pontes, Mariana Dantas e Sandro Vasconcelos, o livro Museu da Cidade do Recife – 40 anos em Movimento reúne, ao longo das suas 164 páginas, textos de historiadores, arquitetos, jornalistas e pesquisadores sobre a origem do museu, sua evolução ao longo de quatro décadas, a relação com a cidade, as ações realizadas para o público e a importância do Forte das Cinco Pontas. A publicação é da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Já a mostra homônima ao livro, que tem curadoria de Betânia Corrêa de Araújo, diretora do museu, convida o visitante a fazer um passeio pela história do Recife, a compreender as transformações da cidade sempre em movimento, e a refletir sobre o seu futuro.

Ainda no evento será inaugurada a exposição temporária Coleção de Gravuras Roberto Cavalcanti, que reúne 44 gravuras produzidas em um período de cerca de 250 anos, do século 17 ao 19. Expostas pela primeira vez ao público, as peças foram doadas ao museu pela família Cavalcanti de Albuquerque e, em março de 2023, um álbum com as gravuras deverá ser lançado pela Cepe.

SERVIÇO
Lançamento do livro Museu da Cidade do Recife – 40 anos em movimento e abertura das exposições Museu da Cidade do Recife – 40 anos em movimento e Coleção de Gravuras Roberto Cavalcanti
Data: Sábado, 17 de dezembro
Horário: 16h – Contação de histórias para crianças
17 – Lançamento do livro e abertura das exposições
Local: Museu da Cidade do Recife / Forte das Cinco Pontas (bairro de São José, Centro)
Funcionamento do museu: Quarta a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 16h
Entrada gratuita

Leia Mais
Janeiro de Grandes Espetáculos: 29ª edição traz programação com mais de 100 espetáculos de teatro, música e dança