Museu das Favelas estreia projeto voltado às comunidades periféricas

Encontros virtuais acontecem no Youtube do espaço nas quartas, 5 e 9 de outubro

Foto: Carlos Pires/ Black Pipe. (Divulgação).

Antes de abrir oficialmente, o Museu das Favelas, em São Paulo, realiza uma série de palestras e bate-papos online. A iniciativa Ser Favela promove uma importante troca de saberes que buscam levar ao ambiente museológico as práticas e experiências de comunidades periféricas ao redor do Brasil. As conversas partirão dos temas produção, arte e habitação, e acontecem nos dias 5 e 19 de outubro, quartas-feiras, sempre às 15h, com transmissão gratuita no canal do YouTube. Essa será a continuação do mesmo evento ocorrido anteriormente entre junho e setembro. 

O projeto reforça o ideal de construção coletiva que é proposta pela instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Os encontros virtuais fazem parte das ações da instituição estadual que se prepara para, oficialmente, abrir suas portas ao público ainda neste segundo semestre do ano. Todas as transmissões possuem interpretação em libras, com o coletivo Libras na Quebrada.

“Este é um momento muito importante para todos nós, que estamos buscando construir um museu de forma colaborativa. O ciclo de encontros Ser Favela nasce como uma grande bússola, um grande norteador para o que o museu discutirá efetivamente. A premissa é: dar luz a quem tem algo a dizer, a quem está fazendo. Todo esse trabalho é um processo de escuta, reflexão e autocrítica, um processo necessário para toda instituição – ainda mais quando estamos construindo uma novidade, uma inovação para o conceito de museu e nada poderia ser diferente disso, tratando-se de um assunto tão pertinente a todos nós. Favela é caminho”, declarou Carla Zulu, Coordenadora de Relações Institucionais e porta-voz do Museu das Favelas.

Serviço

SER FAVELA – Troca de Saberes para a Construção do Museu das Favelas 

05 e 19/10, quartas-feiras

Horário: 15h

Onde: no YouTube do Museu das Favelas

Tradução em Libras

Classificação Indicativa: 10 anos

Leia Mais
Documentário conta a história de vida e carreira da cantora Lizzo