São Francisco e Chicago disputavam para serem sede. (Foto: Divulgação).

São Francisco e Chicago disputavam para serem sede. (Foto: Divulgação).

O criador de Star Wars, , anunciou que vai construir um museu relacionado à saga de ficção-científica em Chicago.

A decisão foi confirmada nessa terça (24) pelo porta-voz do prefeito de Chicago, Rahm Emanuel. A cidade competia com São Francisco para abrigar o museu, que deverá ser um dos mais importantes espaços dedicados à cultura pop em todo o mundo.

Leia Mais
Saiba mais detalhes sobre o novo filme de Star Wars

O prefeito Emanuel espera usar o museu para atrair mais investimentos e turismo para a cidade. “Estamos honrados com a parceria com a cidade de Chicago e os muitos grupos culturais, educacionais e comunitários que ofereceram ideias sobre maneiras de o LMNA acrescentar algo ao seu trabalho vibrante”, disse em um comunicado, citado pela Reuters.

O museu vai abrigar a extensa coleção de George Lucas relacionada à saga, como pinturas, ilustrações, arte digital, filmes, fotos raras e memorabilia.

A briga entre Chicago e São Francisco se arrastou por vários meses. Um dos motivos para a escolha foi por causa dos problemas envolvendo um terreno na Califórnia. “Escolher Chicago é a decisão certa para o museu, mas uma decisão difícil para mim por causa de minhas fortes raízes pessoais e profissionais em San Francisco”, disse Lucas.

Apesar da relação pessoal e profissional de Lucas com São Francisco, ele decidiu escolher a proposta de Chicago, terra natal de sua mulher, Melody Hobson.

Ainda não há prazo para inauguração do museu, que deverá apresentar seu projeto arquitetônico no segundo semestre. O ideal seria unir a abertura ao lançamento do novo filme da franquia, que está sendo gravado e com estreia definida para 18 de novembro de 2015.

Sem mais artigos