nikkei2

A herança cultural japonesa no Brasil é o tema da graphic novel Nikkei – Implacável Natureza Mestiça”, lançamento da editora Instituto dos Quadrinhos, que chega este mês às livrarias.

A história narra a busca por duas espadas lendárias que foram trazidas do Japão e simbolizam a disputa por poder entre famílias que estão em conflito há séculos. Assinam a HQ é Guilherme Raffide e Leandro Casco (roteiro e arte). A colorização é de Marcio Menyz.

A história, repleta de ação e aventura, traz muito da filosofia da cultura japonesa, ao mesmo tempo em que mostra a passagem das gerações de descendentes nipônicos em nosso país e sua integração à cultura brasileira. É toda desenhada no estilo do mangá (quadrinhos japoneses), do qual os autores são fãs.

Os integrantes da equipe de criação são também professores do Instituto dos Quadrinhos, de São Paulo. Guilherme e Leandro sempre foram fãs da cultura pop oriental, alimentados desde muito jovens pela invasão de mangás e animês. Durante as celebrações do centenário da imigração japonesa no Brasil em 2008, eles tiveram a ideia para uma história que envolvesse essa integração dos imigrantes japoneses e seus descendentes com a cultura brasileira através dos tempos. Por isso o título “Nikkei”, que significa “japonês que nasceu ou vive fora do Japão”.

“Percebemos que nós, brasileiros, somos múltiplos. Todas as raças, de alguma maneira, estão ligadas à nossa história e poderíamos contar um pouco da história do mundo que, em algum momento, aportou no Brasil”, diz Guilherme Raffide. “Em Nikkei, procuramos contar humildemente um pouco do que foi essa integração entre as culturasjaponesa e brasileira, e como o Brasil se transformou ao receber uma cultura tão diferente para integrar esse mosaico colorido que é o nosso povo”, disse Casco.

Nikkei – Implacável Natureza Mestiça tem 148 páginas e custa R4 29,90.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Leia Mais
Terceiro volume de Hip Hop Genealogia conta histórias dos Beastie Boys e Run-DMC