A Noite das Ideias acontece pela primeira vez no Recife a partir desta quinta (12), no Centro Cultural Cais do Sertão. O evento, que começou em Paris, em 2016, acontece em mais de 100 cidades do mundo para discutir os desafios do nosso tempo. A entrada é gratuita.

A Noite das Ideias (ou La nuit des idées) é realizado pelo Instituto Francês e traz conferências, encontros, fóruns e mesas redondas, além de exibições, performances artísticas e workshops. Para a 7ª edição mundial e 3ª brasileira foi escolhido o tema ‘(Re)construir juntos: nossos sonhos para o amanhã’ pela necessidade de aprofundamento, urgente, em assuntos como resiliência e reconstrução de sociedades após a pandemia de Covid-19.

Esse episódio da história afetou o mundo não só na perspectiva da saúde pública e da economia global, mas trouxe mudanças para a vida das pessoas em âmbitos mais subjetivos. Outro ponto de atenção do evento é a discussão da questão ambiental no Brasil. A Noite das Ideias traz mensagens de cooperação e solidariedade entre indivíduos, grupos e Estados.

No Brasil, o tema ‘(Re)construir juntos: nossos sonhos para o amanhã’ ganhou olhar local e reúne artistas, profissionais, pensadores e criativos brasileiros e franceses. A edição pernambucana é coordenada pela Embaixada e pelo Consulado Geral da França e tem como produtora a Proa Cultural, apoio do Governo de Pernambuco, Empetur, Cais do Sertão, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, C.E.S.A.R e Cesar School.

“O fato de Recife ser a única cidade a ter o evento diretamente coordenado pela Embaixada e pelo Consulado Geral da França da capital pernambucana, faz muito sentido para nós – esta é a primeira edição no Nordeste e em Recife, cidade de inovação e de grande riqueza cultural. Será realizada no magnífico Centro Cultural Cais do Sertão, um modelo de arquitetura aberta ao oceano, gerador de novos ideais e experiências humanistas, essenciais para inventar um mundo em comum”, contam Sébastien Dahyot, adido de cooperação e de ação cultural em Recife, e Vincent Zonca, adido nacional para o livro e o debate de ideias.

A Noite das Ideias terá duração de aproximadamente 7 horas e será aberta ao público.

Mês da Europa no Nordeste

Esta edição da Noite das Ideias é marcada pela presidência francesa do Conselho da União Europeia e, por ocasião do mês de maio, o evento é parte do mês da Europa no Nordeste. A data é celebrada em toda a região em eventos que reúnem os parceiros europeus para comemorar a história da União Europeia e os laços que unem os europeus dentro e fora da Europa. A partir de 4 de maio, nas cidades de Salvador, Fortaleza, Recife, Maceió, Aracaju e João Pessoa, serão realizados eventos incluindo portas abertas de instituições europeias, venda de livros, exibições, conferências, concurso de fotografia e feira de produtos europeus. 

Veja a programação fornecida pela organização do evento:

Leia Mais
Mais estranho que a arte: uma história de amor incomum na HQ Gioconda