Novos Sons da Semana: Baco Exu do Blues fala de afeto em disco que exalta samba e R&B

"Quantas Vezes Você Já Foi Amado?" traz samplers de Gal Costa, Originais de Samba e participação especial de Gloria Groove

Quantas vezes você já foi amado?, novo e aguardado trabalho de Baco Exu do Blues é o disco da semana na nossa coluna Novos Sons. O músico baiano amplia suas referências e explora o samba, com samplers de Originais do Samba, Gal Costa e Vinícius de Morais. Com produção musical de Marcelo de Lamare e beats de JLZ, Nansy Silvvz e Dactes, o álbum traz participação especial de Gloria Groove (na ótima “Samba in Paris”) e Muse Maya em “Sei Partir”.

Este novo trabalho destaca ainda mais a importância que Baco vem conquistando tanto no rap quanto na música pop brasileira. Depois de trabalhos excelentes como Esú (2017) e Bluesman (2018), ele novamente busca diversificar seu projeto artístico ao pensar um novo conceito – e junto a isso toda uma gama de referências que tornam sua sonoridade e lírica ainda mais ricas.

Ao trazer no título a pergunta, “Quantas vezes você foi amado”, Baco coloca em cena o tema do afeto, mas sem cair na repetição desse tópico já tão debatido no pop brasileiro atual. Ele busca levantar pontos que são discutidos de maneira muito aberta, sem trazer soluções fáceis. E aqui entram questões como sexualidade, dinheiro, relacionamentos, angústias, racismo.

“‘Quantas vezes você já foi amado’ é uma pergunta que deixa todo mundo desconfortável. No meu caso, eu fui amado várias vezes, mas fui pouco ensinado a receber esse amor. Isso fez parecer que quase nunca fui amado porque o amor é um ciclo que só se completa quando uma pessoa está te entregando aquilo e você consegue receber e passar de volta de alguma forma”, diz o rapper em texto enviado por e-mail. “Comigo foi sempre diferente. Eu sentia que as pessoas estavam jogando aquele amor, aquele afeto em mim, mas eu não conseguia sentir 100%. Ficava desconfiado pela trajetória de vida que tenho”, desabafa o artista.

O novo álbum está disponível em todas as plataformas digitais.


Alguns dos novos discos e singles que chegaram esta semana pra geral atualizar a playlist com os lançamentos musicais.

Toda semana atualizamos a nossa playlist “Novos Sons” no Spotify com as melhores músicas lançadas e também com as faixas que estão bombando, de artistas brasileiros e estrangeiros. Por isso segue o nosso perfil por lá que adicionamos novas faixas quase que diariamente.

Agora estamos também com um perfil na Apple Music e também atualizamos nossa playlist de lançamentos por lá.

Temos ainda diversas playlists organizadas por gêneros e temas. Não esquece de colocar o modo de exibição para exibir as mais recentes.

Leia Mais
Adeus a Elifas Andreato, autor de capas icônicas da MPB