A Nuvem já mantinha uma loja virtual desde 2011. (Divulgação)

A Nuvem já mantinha uma loja virtual desde 2011. (Divulgação)

A , especializada em projetos de artes visuais com foco em arte urbana, lança nesta quinta (5) uma nova plataforma online de arte brasileira, o Portal Nuvem, com cadastro público de artistas brasileiros em atividade, notícias e artigos, agenda de eventos, loja virtual e, até o final do ano, um aplicativo de mapeamento de arte urbana.

O lançamento acontece na quinta-feira, às 19h, na sede da produtora, na Galeria Joana D’Arc, no Pina, com as participações de Galo de Souza (como MC) e DJ Damata e Sarah Falcão.

Entre os colunistas confirmados estão a jornalista Sarah Falcão, o artista Herbert Loureiro (AL), o designer João Faissal (PB), Marildo Montenegro e Claudiana Cordeiro (CE) a estudante de animação Stephanie Medeiros (EUA) e a escritora Adriana Vaz (Suíça). A ideia é dar vazão para a produção contemporânea, com destaque para novos artistas. A Nuvem já possuía uma loja virtual na ativa desde 2011.

Um preview do portal. (Divulgação).

Um preview do portal. (Divulgação).

“Numa demanda natural, a Nuvem já cumpria no seu site o papel de apontar artistas, falar de novos nomes, mostrar o que estava circulando e sendo oxigenado no universo da arte. Mas fazíamos isso com o filtro do nosso trabalho, revelando nossos artistas e parceiros. O Portal Nuvem é bem mais democrático, incorpora a arte e traz visibilidade para todos os artistas, não apenas os que já conhecemos. É um facilitador não só de debate e circulação de obras, mas um fomentador do mercado de arte, já que qualquer artista pode disponibilizar seus contatos no cadastro”, diz Cláudia Aires, sócia da Nuvem, que realizou trabalhos e parcerias com nomes como Derlon, Shiko, Galo de Souza, Acidum, Dani Hasse, JotaZeroff, Gio Simões Glasner, Nando Zevê, Simone Mendes, Arbos, Bozó Bacamarte e outros.

“Nossa primeira loja virtual, a Nuvem Store, criada em 2011, surgiu justamente num contexto da popularização do comércio eletrônico de arte e o surgimento de uma nova safra de artistas, muitos oriundos do grafite, não se adequavam ao modelo tradicional utilizado pelas galerias. (As galerias) deixavam de fora do grande circuito muitos talentos promissores, muitas vezes por preconceito ou falta de conhecimento do trabalho desenvolvido”, disse Guga Marques, sócio da Nuvem, por email.

O artista David Nascimento lança primeira exposição no lançamento do site. (Divulgação).

O artista Daniel lança primeira exposição no lançamento do site. (Divulgação).

Expo

Um dos artistas revelados pela Nuvem, (David Munster) estreia a exposição individual Corpo, Caos, cidade, que trata das relações com o entorno, do seu corpo com a cidade e o produto desse atrito. Nestas obras, costuma empunhar a palavra como elemento de impressões para compor ou pintar imagens, e também lança mão de símbolos da própria cidade, produzindo stickers e lambe-lambe onde são colados pelas ruas. A abertura da exposição acontecerá na quinta, no dia da abertura do Portal Nuvem, na Galeria Joana Darc – Av. Herculano Bandeira, 511, Pina.

Sem mais artigos