A Revista O Grito! realiza uma live no Instagram nesta terça (15), às 19h para comemorar o aniversário de 20 anos da Continente, revista pernambucana de jornalismo cultural publicada pela Cepe. A publicação é uma das mais antigas do gênero no Brasil.

Participam do bate-papo a editora da Continente, Adriana Dória Matos, e o editor-executivo da Revista O Grito!, Alexandre Figueiroa. A live será transmitida pelo Instagram @revistaogrito às 19h.

Fundada em dezembro de 2000, a Continente é uma das revistas de cultura mais antigas ainda em atividade; Do número zero, com capa dedicada ao artista plástico João Câmara, à edição de número 240, que aborda a resistência artística num País que desmonta sua política cultural, a Continente tem muitas histórias para contar.

“Adotamos um conceito amplo de cultura, incluindo fatores sociais, históricos e antropológicos, por isso trazemos para o debate questões que podem, a princípio, parecer tangenciais, como aquelas ligadas ao meio ambiente ”, explica a editora Adriana Dória Matos, editora da Continente há 12 anos.

Se, nos primeiros anos, a Continente estava mais voltada a assuntos da produção artística e intelectual, com o passar do tempo, a publicação agregou à sua linha editorial assuntos inquietantes e que demandam engajamento, como o femininsmo, o racismo, a LGBTfobia e também temas da política cultural. Algumas capas da revista trouxeram temas como a gordofobia, o suicídio, a Aids e discussões sobre o direito dos animais, a solidão, as fake news. “Esse é um papel fundamental da revista, garantir um bom jornalismo cultural num momento em que os jornais de grande circulação estão reduzindo seus cadernos de cultura. Por termos periodicidade mensal e um bom espaço editorial, podemos trabalhar os assuntos com mais tempo, de forma mais aprofundada”, observa Adriana Dória Matos.

Leia Mais
CINE PE retorna ao formato presencial com exibições no Teatro do Parque