Foto: Divulgação/Veneta.
Foto: Divulgação/Veneta.

Em uma manhã como outra qualquer, Joseph K é preso em seu quarto, por razões inexplicadas e se vê envolvido em um atordoante processo judicial. Essa linha de roteiro de O Processo, de Franz Kafka, é uma das mais famosas de todo o mundo e ganhou adaptações para todo tipo de meio. Agora é a vez de uma versão em quadrinhos chegar às livrarias brasileiras.

kaflaPara quem ainda não leu, O Processo mostra a luta de K em driblar uma montanha de burocracia na tentativa desesperada de provar sua inocência. A HQ foi criada pelo roteirista David Mairowitz e pela desenhista Chantal Montellier. A HQ captura a atmosfera sombria, mas também o humor da obra de Kafka, e faz um retrato árido da burocracia autoritária, tão atual e relevante hoje quanto quando foi escrito.

Chantal Montellier é uma das principais artistas dos quadrinhos franceses. Pouco publicada por aqui, ela ficou conhecida por seu trabalho na lendária revista Métal Hurland. Já David Zane Mairowitz é escritor, dramaturgo, diretor e tradutor. Ele foi um dos criadores do International Times, em 1966.

Kafka é um autor com muita sorte nos quadrinhos. Outra obra sua se tornou uma das HQs mais aclamadas de todos os tempos, A Metamorfose, adaptada por Peter Kuper.

O Processo é um lançamento da editora Veneta. O livro tem 128 páginas e custa R$ 34,90.

Leia Mais
Revista O Grito! lança Plaf Apresenta, antologia que reúne artistas da cena brasileira de quadrinhos