Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Por Iara Lima

É. Eu gosto de samba. Mas gosto mais ainda de . Culpa de um amigo-irmão que ama tanto o gênero que abriu um restaurante inspirado na temática, o Mingus (em homenagem a Charles Mingus), em Boa Viagem (Nicola, querido, obrigada pelo vício).

E é justamente no Mingus que você pode conferir o melhor trabalho de jazz que vem sendo executado no Recife com o trabalho maravilhoso do nas noites de quinta e sexta. O grupo é encabeçado pelo Daniel, baterista com formação pelo IFPE de Belo Jardim e um entusiasta do gênero, a quem se juntaram Jean Elton (Baixo acústico), Amaro Freitas (Piano) e Vasconcelos Jr. (Trompete).

Mingus à parte, o texto de hoje é pra falar do primeiro disco do quarteto, que se chamará Relembrando PE e que, via de regra, traz composições de autores pernambucanos. As duas únicas exceções são Mojave, do maestro Jobim e que ganhou uma releitura inédita de frevo em ¾ e outra do mais pernambucano dos alagoanos, Hermeto Pascoal. A obra conta com composições de Luiz Guimarães, Edson Rodrigues, Riva le Boss, Fred Andrade, Egildo Vieira, George Aragão, além do próprio Podsk em parceria com o pianista da banda, Amaro Freitas.


Primeiro Dia, composição de Luiz Guimarães, na releitura de Podsk Quartet

As sonoridades do discos serão variadas, já que Podsk quis imprimir à obra as texturas das pesquisas que realiza em jazz e música brasileira. “As músicas não obedecem a uma mesma linha, a um mesmo padrão. Vai ter pífano-baixo-bateria, vai ter órgão-trio, vai ter guitarra-órgão-bateria”, antecipa Podsk. “Será um disco com a sonoridade jazz, mas que tem frevo, maracatu, baião, afro-jazz, ballad-jazz e samba jazz”, acrescenta o músico sobre o disco, que também traz muitas participações especiais como a do flautista Leonardo Araújo e do maestro Edson Menezes, entre outros.

Se você – assim como eu – curte o gênero e se interessou em adquirir uma bolachinha, anota aí o e-mail do moço, que vai estar vendendo o produto enquanto não chega às prateleiras da Passa-Disco ou da Livraria Cultura – danielpodsk@hotmail.com.

Leia Mais: O que eu descobri
A China é aqui”
O samba amazônico de Arthur Espíndola
A Encantada do Brega, o filme
O Lixo nos Canais, o doc

Sem mais artigos