Oficina de produção de documentários chega ao Recife

As aulas serão ministradas de 19 a 23 de setembro no Espaço Gestos, no bairro da Boa Vista, das 9h às 12h

Oficina se baseia através da metodologia do Teatro do Oprimido e vai incentivar alunos a produzir documentários autobiográficos. Foto: Arthur Carvalho. (Divulgação).

A oficina Autobiografias do Presente chega ao Recife nos dias 19 a 23 de setembro buscando formar produtores audiovisuais de documentários, utilizando como ponto de partida suas próprias histórias e trajetórias de vida. As aulas serão realizadas no Espaço Gestos, no bairro da Boa Vista, das 9h às 12h. Com a disponibilidade de 20 vagas, a oficina dispõe de inscrições gratuitas e abertas até o dia 5 de setembro.

A iniciativa vem da parceria entre a produtora Combo Multimídia e o Núcleo de Experimentação em Teatro do Oprimido (Nexto-PE) e será realizada dentro da programação do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest).

A oficina realizará uma imersão de 20 horas por ferramentas que vão da roteirização à edição, em aulas conduzidas por um time de profissionais de comunicação, audiovisual, arte-educação e teatro. O resultado é a produção de um documentário autobiográfico de cada aluno. 

As turmas passarão por uma jornada de autoconhecimento individual e coletivo a partir dos exercícios propostos pela metodologia de Teatro do Oprimido, desenvolvida pelo emblemático Augusto Boal, nos anos 1970. As aulas também vão buscar desenvolver as técnicas cinematográficas e reflexões sobre o fazer cinema, em especial com o uso de suportes como celulares e câmeras digitais comuns.

“Queremos entender o cinema como essa forma de comunicação entre dois sujeitos, com suas trajetórias e particularidades, entendendo também como isso alimenta nossa formação como indíviduos”, contou Márcio Andrade, um dos idealizadores do projeto. 

A Autobiografias do Presente está aberta para adultos e jovens acima de 16 anos de todas as classes sociais, em especial para estudantes e profissionais da área de artes, literatura, cinema e audiovisual que se interessem por essa linguagem. As inscrições devem ser feitas através do formulário disponibilizado pela organização.

Leia Mais
Harry Styles lança videoclipe de “Late Night Talking”